Ajuda na escolha de Router + Switch + Patch Panel

(APalma) #21

Bem, pelo que estive a ler numa primeira análise, não tendo um unifi controller a melhor opção será mesmo por um edgerouter… ainda que possa ter um pouco menos de perfomance…

(Luís Miguel Andrade) #22

É tudo 100% legal. Apesar de não parecer :wink:

No nosso fórum não é permitido qualquer tipo de partilha de informação que não seja legal.

Basicamente, o que referi é um sintonizador de TV de rede e um servidor para distribuição de sinal. Os conteúdos são os que estão contratualmente estabelecidos com o operador via sinal coaxial. Terás exatamente o mesmo que já tens… com a diferença de receberes por IPTV e ser controlado pelo HA.

(Luís Miguel Andrade) #23

Se puderes partilhar fotos do ONT da NOS e do router, poderá ser mais fácil ajudar.

Para a linha unifi o US-16-150W é possivelmente que seja a melhor opção no teu caso.

Para uma solução mais económica e sem grande nível de limitações para a tua atual velocidade o usg é suficiente apesar do formato não rack… podes comprar um adaptador conforme as fotos.

(Luís Miguel Andrade) #24

O hdhomerun é só sintonizador. Um equipamento muito simples e básico de configurar (é só ligar os cabos).

O tvheadhend é um servidor… que é muito leve e pode correr como container no HA. Depois de configurado para ligar ao ip do sintonizador (hdhomerun), basicamente faz de proxy para os clientes e gravação.

(Jorge Assunção) #25

O Unifi Controller é um software grátis…

(Luís Miguel Andrade) #26

@palmatech completando o @j_assuncao… não só é gratuito o software do unifi controller como o hass.io tem um addon para instalar com um click.

O software não necessita estar sempre online, podes utilizar só para configurar os equipamentos. Contudo, como o mesmo pode residir no servidor do HA, será útil e muito prático estar sempre disponível para guardar estatísticas, interagir com a app no telemóvel no pc,…

(Jorge Assunção) #27

Complementando a mim próprio e o @Luis_Andrade com o Controller podes passar muita informação da rede para o HA e usar essa informação em automações. Para além de que tbm serve de device tracker.

(APalma) #28

Então acha que seria melhor optar por um USG em vez do edgerouter?

(Luís Miguel Andrade) #29

Para teres tudo integrado num só ambiente de gestão… acho o usg melhor…

(Nuno Godinho) #30

Não sou perito mas fica a minha experiência:

Eu comprei um switch Unifi com 4x POE e 2 APs também Unifi. Na altura não sabia da existência do USG e um amigo meu aconselhou-me a comprar um mini-PC com 4 interfaces de rede (Qotom) instalando-lhe o OPNSense que é Open Source. Depois de ter encomendado o Qotom soube do USG e fiquei com receio de que teria ficado melhor servido com o USG visto integrar com tudo o resto. No entanto acabei por adorar o OPNSense e não estou arrependido. Além de vir já com imensas funcionalidades de fábrica, tens a possibilidade de o extender através de plugins.

Dito isto, para mim a escolha seria sempre entre um USG (pela simples integração com o resto) ou um mini-pc com um router por software (pela versatilidade). E nunca por um router hardware de outra marca.

(Luís Miguel Andrade) #31

O raciocínio é lógico e concordo em absoluto.

A maior diferença é a versatilidade vs simplicidade… abdicando de um em favor do outro na decisão… sendo ambas soluções boas… para utilizadores com necessidades mais específicas e maior nível de conhecimento o pfsense é sem dúvida uma excelente solução.

O usg só se destaca pelo nível de integração no ecossistema da linha unifi e uma apresentação mais “bonita” em termos de gestão e imagem.

Para um utilizador residencial e sem ter necessidades muito específicas, mantendo um elevado nível de configuração… o usg é uma solução muito equilibrada.

(João Resende) #32

Boa tarde @Luis_Andrade

Indicas que a velocidade e latência no USG são muito melhores…eu tenho MEO Fibra 500/100 Mbps e verificando a velocidade por vabo, pouco passo dos 100. Já li em vários fóruns sobre este problema e sinceramente ainda não o consegui resolver.

Tenho USG3p, US-24 e UAP-AC-LR

(Luís Miguel Andrade) #33

Tens o ONT ligado ao USG?

(Filipe) #34

Optei pelo router USG Pro 4 e pelo patch panel de 24 portas em que se tem que cravar os fios com alicate krone. Já está a caminho…

Encomendei também uma prateleira para colocar o minipc e futuramente o ONT.

O próximo será o switch que em princípio será o sugerido pelo @Luis_Andrade Unifi US-16-150W

Mas antes disso quero a UPS. Quais as características a ter em conta?

Alguém tem alguma sugestão de algo bom e barato?

Pode ser formato rack 19" profundidade de 20cm ou formato normal para colocar no fundo do armário rack.

(João Resende) #35

Por acaso tenho a porta 4 do FiberGateway do MEO em bridge ligada à porta WAN do USG. Será essa a diferença? Conseguiste maneira de configurar o telefone MEO num telefone IP ?

Obrigado

(Luís Miguel Andrade) #36

Utilizo ligação direta ao ONT… possivelmente, o teu bottleneck está no FiberGateway.

Para voip utilizo outros serviços e os números 30x gratuitos não geográficos, fornecidos pela MEO.

(APalma) #37

Boas novamente,
Este fds quero meter o USG com o AP da Ubiquiti a funcionar… Tenho Vodafone Fibra 100/100 com uma STB 4K e tenho um SAP112 da cisco para o VOIP. Neste momento tenho tudo a funcionar com algumas limitações ao nivel da STB, lentidao nos menus e opcao de backward… Antes da instalação do novo material gostava de conseguir as configurações mais correctas possiveis para “anular” as falhas na STB, para isso estava a ponderar usar o router do ISP e um pc com wireshark para perceber que informação é que circula da STB, alguem me pode dar algumas dicas para fazer isso? Eu já sei que a STB tem a VLAN 105 e o VOIP 101 e a net VLAN 100, mas penso que falta algo mais para o IPTV… Ou entao se alguem tiver informação das configurações que sao necessarias melhor… :slight_smile:

Obrigado.

(João Resende) #38

Quantas STB’s tens ? já verifiquei que funciona com o USG ligado directamente na ONT, mas e para quem tem mais que uma STB? Basta atribuir a essa porta no switch o “perfil” IPTV ?

https://community.ui.com/questions/a0fb840b-8aad-4072-bf0e-279c53244475

(Luís Miguel Andrade) #39

Só tenho uma. Mas, como tenho uma vlan com uma subnet e dhcp só para as STB do operador… posso colocar várias, desde que tenha a porta do switch com esse perfil atribuído… ou, um switch sem gestão abaixo e ligar as demais a esse.

(Jorge Assunção) dividir este tópico #40

10 posts were split to a new topic: Problemas ao configurar Unifi USG