Ajuda na escolha de Router + Switch + Patch Panel

(Jorge Assunção) dividir este tópico #41

A post was merged into an existing topic: Problemas ao configurar Unifi USG

(APalma) #42

Boa tarde @Luis_Andrade,
Ja tenho um “pacote” completo de unifi :), ou melho quase, USG - Switch POE e UAP-AC-PRO, neste momento falta o CK que está a caminho…
Consigo ter as coisas a funcionar a nivel de internet, o USG liga-se a net sem problema, wifi etc…
O problema está na TVBox, nas configurações que tinha no OpenWRT (Tp-Link C7) tinha o switch configurado da seguinte forma:
Porta WAN tagged a vlan 100, 101(VOIP) e 105(IPTV) e depois untagged 100 duas portas para net, a 3 untagged 105 (box) e 4 untagged 101 (VOIP).

Como consigo replicar isto para o USG?

Pormenor, se eu ligasse um pc com dhcp activo na porta 3 (de IPTV) ele recebia um ip privado dum servidor dhcp totalmente dispar da gama de rede que tinha no router…

Estou completamente perdido por onde poderei ir mais…

Obrigado

(Luís Miguel Andrade) #43

Sim. Não vejo motivos em não conseguires meter o usg a fazer o mesmo.

A ck é queimar dinheiro, na minha opinião. Podes instalar o controller em equipamentos mais baratos… ou, utilizar algum já existente (como o servidor do HA).

O PC irá receber o ip para a vlan que configuras. Agora, depende como vais configurar a porta no switch.

O único problema que identifico é teres equipamento da unifi com capacidade para ligares um telefone analógico numa porta fxs.

(Jorge Assunção) #44

Não precisas do CK, o Hassio tem um addon para o Unifi Controller.

(APalma) #45

Boa tarde,
@Luis_Andrade, o telefone seria secundário mas penso que seria viável com o equipamento da Cisco que já possuo.
Quanto ao IPTV continua a não conseguir, tenho aqui uns esquemas com as configurações que tenho e com o que pretendo. Penso que o que me falta é mesmo a configuração para as ligações do IPTV na porta LAN2.

Configurações no TP-Link:

Objectivo final…

(Luís Miguel Andrade) #46

A solução que colocas aparenta ser viável a nível dos equipamentos unifi.

Contudo, o tipo de questão que colocas é específico do operador e dentro de um tema que ainda não está definido como conteúdos específico do fórum.

Sugiro que passes pelo nosso Discord onde este e outros tipos de temas “satélites” são discutidos. Posso desde já adiantar que tenho conhecimento de vários utilizadores a funcionar exclusivamente com unifi sem o router do operador para o meo com ont e que encontraram resposta no nosso discord com o apoio de outros membros da nossa comunidade.