Alcance do Wi/Fi ao Sonoff

sonoff

(Filipe Sousa) #21

@RicardoT Explica como tens a tubagem entre o quadro eléctrico e os pontos de iluminação que queres colocar. Passa por caixas de derivação, por caixas de aparelhagem? A partir de onde vais querer ligar e desligar esses pontos de iluminação? Tens, ou vais ter home assistant?

Para 3 projectores desses podes perfeitamente utilizar só um sonoff, quer seja o basic ou o mini, ou um shelly.

Como já te aconselharam, não é boa ideia misturar fios de alimentação de iluminação juntamente com fios para tomadas. Os fios dos circuitos de iluminação e tomadas nem devem passar no mesmo tubo.

Quando são remodelações nem sempre é possível cumprir isto. Por isso te estou a pedir para descreveres a tubagem entre o quadro eléctrico e os pontos de iluminação.

(Ricardo Tamagnini) #22

image

Ok, já percebi. Eu não sabia que a cablagem devia seguir em circuitos diferentes ( isto até é off-topic).

então tenho o problema resolvido só com 1 sonoff.

Explicação da Foto: a vermelho o circuito de luzes : vem de /passa por um interruptor dentro de casa.
a Azul a tomada (que já vem de um circuito diferente)

resto : será o futuro; a Preto puxada para tomadas , sem passar por interrupores e sonoff’s .
a Amarelo a puxada que vou fazer para as novas luzes, que iram levar com 1 sonoff e que ligará todas as luzes (após o sonoff) ou apagará.

obrigado pela ajuda.

o contra é que vou ter de fazer puxadas por fora da parede que não queria… mas parece que vai ter de ser

(Jorge Assunção) #23

Se tens interruptor dentro de casa usa um Shelly ou Sonoff mini ou basic (dependendo do espaço) na caixa do interruptor para controlar a iluminação.

(Filipe Sousa) #24

@RicardoT Queres por as luzes a amarelo a ligar juntamente com as vermelhas? Se quiseres por tudo a ligar ao mesmo tempo, só tens de ligar o circuito amarelo ao vermelho e em vez de um sonoff, compras um shelly 1 ou sonoff mini e colocas dentro da caixa de aparelhagem do interruptor que liga/desliga o circuito vermelho.

Caso vas por o circuito amarelo a ligar/desligar independente do vermelho, como pensas controlar o liga/desliga? Tens algum interruptor para o circuito amarelo?

Sei que nas remodelações, ou quando já temos uma instalação feita e queremos adicionar mais pontos de luz ou tomadas, torna-se difícil cumprir as regras. Eu próprio tenho algumas coisas na minha casa que estão menos bem. Mas temos de estar conscientes do que vamos fazer e perceber a partir de onde se torna mesmo perigoso.

Uma das coisas mais perigosas é colocar uma tomada num circuito de iluminação. As duas principais razões são o disjuntor no quadro eléctrico para o circuito de iluminação nas nossas casas é de 10A e das tomadas é de 16A. A outra é o fio para circuitos de iluminação é de 1.5mm2 e para circuitos de tomadas é de 2.5mm2.

Ao colocares uma tomada num circuito de iluminação, ao ligares algo nessa tomada em que o consumo seja perto dos 16A, já estás a passar os 10A para o qual foi projectado. Neste caso o disjuntor pode vir a disparar, e enquanto o disjuntor não disparar, o fio vai aquecer.

A função dos disjuntores é proteger a instalação, mas enquanto não actuar, o aquecimento dos fios pode originar incêndios.

Acontece muitas vezes no inverno em casas com instalações antigas, quando compram os termoventiladores pequeninos que o vendedor diz que não gasta nada, e vai-se a ver e passa os 2500W que já é mais do que 10A.

Sorry o offtopic mas ia embalado…
Caso tenhas mais duvidas, pergunta antes de fazer asneira :wink:

(Ricardo Tamagnini) #25

Já desisti de colocar luzes e tomadas no mesmo circuito.

Quando dizem para colocar o sonoff mini (ou shelly) dentro da caixa do interruptor fico sem a opção manual ou geralmente cabe á tudo ? (sonoff + interruptor manual)

eu mandei vir o sonoff RF para poder comandar pelo comando manual.

(Filipe Sousa) #26

Se a caixa de aparelhagem for das fundas, cabe la tudo, interruptor + shelly.

O sonoff RF tem um comando como o dos portões das garagens. Acho que nao é muito prático…
Tens outras opções, como por exemplo este interruptor alimentado a pilhas que podes colocar numa parede e não precisas de ter fios a ligar desse interruptor até ao sonoff RF.

Para programar isso vais ter de esperar por outra ajuda :wink:

(Ricardo Tamagnini) #27

não conhecia o Shelly e parece mais completo que o sonoff. mas acho que está esgotado em Lisboa. :frowning:

(Jorge Assunção) #28

Encomenda na Mauser e pede para levantar em Lisboa.