Alternativa 3,3 V Lâmpada Sonoff B1


(Guga Machado de Carvalho) #1

Olá amigos,

Estava fazendo uma solda aqui em uma lâmpada B1 minha, e danifiquei o ponto de conexão de 3,3 V para fazer o flash. Será que existe alguma alternativa para não perder a lâmpada? :pensive:

Abraços,


(Luís Miguel Andrade) #2

@guga_carvalho

Primeira regra: se bebeu café… não solde! :wink:
Eu sei que é difícil resistir a uma qualidade tão boa como a do café Brasileiro… mas, infelizmente, isso é inversamente proporcional a uma boa soldadura.
Uma ponta fina e pouca solda também ajuda.

Agora fora de brincadeiras…

A lâmpada ainda funciona? Consegues ligar a mesma e dar ordens ao esp para ligar e desligar?

Ou, o problema é só no contacto dos 3,3v?


(Guga Machado de Carvalho) #3

@Luis_Andrade não bebi café… :joy::joy::joy::joy: Deveria ter tomado uma cachaça!!!

Estou soldando com um ferro de ponta fina e de 30w. Mesmo assim deu problema.

Fui fazer em uma segunda lâmpada e deu o mesmo problema na conexão do GPIO. Quase pulei aqui da sacada do 10 andar do meu apartamento. Ainda bem que é toda envidraçada.

Porém esta eu consegui contornar o problema, e fiz um jumper diretamente na perna GPIO do chip (ESP) e aterrei no ground. Consegui fazer o flash!!!:grinning::grinning::grinning:

Agora o problema da primeira lampada é somente mesmo no 3,3V…

Tenho mais uma lâmpada para fazer (a terceira), estou até com medo. Isso porque já perdi uma outra lâmpada (a primeira que eu comprei para experimentar), à 1 mês e meio atrás. Deixei ela cair no chão e desmontou em dois pedaços (também quebrou a solda).

Tirando as brincadeiras, o maior problema que eu vejo de todos estes produtos chineses, são as baixíssima qualidade das soldas. Os pontos de soldagem são horrorosos, mal feitos e quebram com muita facilidade. Eles simplesmente “descolam” da placa e você “perde” o ponto de conexão. Simplesmente não tem mais onde soldar.

Abraço e espero ter uma solução para a primeira lâmpada.


(Luís Miguel Andrade) #4

@guga_carvalho

:smile:

Tenta não soldar header pins. A temperatura para aquecimento da solda é alta e não é fácil soldar sem perfuração.

Será mais simples utilizar “pre-tinning” num fio e fazer o mesmo no contacto da placa. Depois, é só encostar o fio ao contacto e aquecer a união de ambos para derreter as duas soldas e fazer a união. Podes adicionar um pouco de Flux para facilitar.

Para a primeira lâmpada é conveniente verificar se ainda funciona. Podes ter feito algum curto circuito no processo.

Boa sorte!


(Guga Machado de Carvalho) #5

A primeira lâmpada está funcionando. Ela inclusive entra no modo de pareamento da Itead.

Só não estou conseguindo fazer ela funcionar na minha automação. Devo estar errando alguma coisa na configuração. Já passei tanto nervoso hoje que deve ser isso…

Eu só preciso saber como faço para colocar os 3,3V para fazer o flash. Depois disso fica mais fácil, pois os demais firmwares dá para fazer o upload via OTA.

Abraço,


(Jorge Assunção) #6

Boa tarde Guga! Existe uma grande possibilidade de a tua terceira lampada não ter nenhum desses problemas.

Ai-lights-3D-printed-Jig-Prototype

Não sei se tens impressora 3D mas existem vários projectos para criar um suporte para flashar diversos equipamentos se ter de soldar nada. Este aqui é especifico para as tuas lampadas:

Espero ter ajudado.


(Guga Machado de Carvalho) #7

@j_assuncao você como sempre aparece com ótimas soluções!!!:grinning::grinning::grinning: Isso sem sombra de dúvidas seria o ideal!!!

Porém eu ainda não comprei uma impressora 3D. Ainda não tive tempo de ver uma que se encaixe em uma relação Custo X Benefício X Câmbio Brasil (que ainda está muito alto devido a instabilidade política). Espero que esta situação se resolva a partir do próximo domingo com o término do segundo turno das eleições para presidente.

Vou fazer a solda na terceira lâmpada e seja o que Deus quiser. A segunda está funcionando perfeitamente.

Espero encontrar alguma solução para a primeira. Caso não encontre, vou dar para alguém usar o aplicativo original Ewelink que está funcionando (aparentemente).

Abraços,


(Jorge Assunção) #8

E não existe por ai uma empresa que faça a impressão a um preço em conta?


(Guga Machado de Carvalho) #9

@j_assuncao até deve ter… Nunca procurei…

Mas tenho uma boa notícia… Minha boa descendência me faz ser um persistente nato. Consegui achar no meio daquele resto carbonizado onde havia o ponto de solda para o 3.3, uma micro trilha do tamanho da ponta de uma agulha.

Consegui colocar um pouco de pasta de solda para tentar obter uma melhor adrencia da mesma e fiz aderir um ponto minusculo de solda.

Num ato de malabarismo, digno do Cirque du Soleil, consegui ficar segurando na mão um jumper cable de protoboard no 3,3V e encaixei o restante dos cabos no FTDI e consegui inserir o firmware na lampada e está funcionando tudo! Todos os LEDs!!! Nem acredito!

Obrigado a todos por toda a ajuda.

Agora vou cruzar os dedos e fazer a ultima lâmpada (soldando mesmo), e seja o que Deus quiser…

Abraços,


(Jorge Assunção) #10

Óptimo, parabéns Guga! Tenho a certeza que o terceiro já não vai dar problema nenhum.


(Guga Machado de Carvalho) #11

Infelizmente deu… Esse sem chance de conserto!!!

2 conectores quebraram…


(Nuno Neves) #12

Guga,
Se conseguiste resolver a 2a soldando directamente no esp (o que implica capacidades de soldadura brutais!) , também resolves estas assim!
Boa sorte!


(Tiago Marques) #13

Pegas numa que esteja boa e com o multímetro vais picando os pontos todos até descobrir outro ponto onde esteja essa ligação que precisas.

Se não tens impressora 3d podes usar plasticina ou Fimo. Resolves o assunto e ganhas 3 pontos maker :wink:


(Guga Machado de Carvalho) #14

@Maddoctor a 2 Lâmpadaera só fazer o jumper do GPIO… Essa quebrou o conector do RX… Não tem como fazer… :disappointed::disappointed::disappointed: