ArMhasSio como instalar o Home Assistant (hassio) em boxs Android - dúvidas

(Nuno Neves) #1

Podem pôr aqui as vossas dúvidas e comentários

:bookmark_tabs: ArMhasSio como instalar o Home Assistant (hassio) em boxs Android
Acho que tornei a minha Android Box num tijolo !
(Henrique Ferreira) #2

boa noite:
comprei esta box:
https://pt.gearbest.com/tv-box/pp_736121.html?wid=1640583
w96w com Amlogic S905W
saquei a imagem: Armbian_5.71_Aml-s9xxx_Debian_stretch_default_4.19.13_20190115.img.xz
mudifiquei o uEnv.ini para a minha box mas bloqueava a fazer o boot. só faz o boot rapido com a
meson-gxl-s905x-khadas-vim.dtb , o problema é que me ao ligar ao putty a password de root esta sempre errada nao da o : 1234 , ja tentei root e root e tb nada…
alguem pode ajudar ?

(Rodolfo) #3

Qual foi os dbt’s que tentaste?
Podes dizer quais tens na pasta?
Quanto ao root a pass por default é 1234 não a alteraste?

(Henrique Ferreira) #4

box:
w95 com AMLOGIC S905W

tentei uma data de dtb e apos martelar um pouco aqui fica a que funcionou:

imagem:
Armbian_5.68_Aml-s9xxx_Debian_stretch_default_4.19.13_20190110.img

dtb: meson-gxl-s905w-p281

hassio.io a funcar … obrigado ao maddoctor pela ajuda e apoio :wink:

(Henrique Ferreira) #5

dar ip estatico a porta ethernet:
no terminal:
cd /etc/network/
nano interfaces
alterar para:
source /etc/network/interfaces.d/*

Wired adapter #1

allow-hotplug eth0
no-auto-down eth0
#iface eth0 inet dhcp
iface eth0 inet static
address 192.168.1.100
netmask 255.255.255.0
gateway 192.168.1.254
dns-nameservers 8.8.8.8 8.8.4.4

gravam e saem (nao mexem no restante ficheiro)
colocam o ip que voces querem e o ip do vosso router e reniciam!
e voalá … já tem o ip fixo que voces querem… na vossa box android … :wink:

(Hugo) #6

Boas, para correr o homeassistant para controlo de luzes, estores, sensores de temperatura, alarme, cctv… Basta uma box ou será sempre necessário dividir em várias ou será melhor apostar numa máquina mais potente? Qual o processador aconselhável?

(Nuno Neves) #7

Bem, uma box dá para isso tudo. Apenas tem dificuldade com CCTV, mas isso só mesmo com uma máquina potente… Funciona, mas não consegues ter muitos streams em simultâneo.
A box tem um excelente equilíbrio em consumo vs performance. Um pc vai ser sempre mais rápido, mas consume muitas vezes mais e é uma máquina que vai trabalhar 24/7, não te esqueças disso.
Para box, aconselho-te qualquer variação do S905 ou o S912 (ambos amlogic), com 2gb de ram e pelo menos 16 de emmc. Pode ser que outros também funcionem, mas estes foram testados por nós e funcionam.
Tens sempre a alternativa sugerida pelo @ricain, o odroid, mas é muito mais caro e para uso “normal” é “overkill” na minha opinião…

(Hugo) #8

Mesmo o 905w é suficiente? Não será muito lento? Este processador tem mais capacidade que um Raspberry Pi? Dá para ligar uma pen zigbee numa box destas?

(Rodolfo) #9

Sim dá para ligares a pen.

O processador não é lento face a pi,é mais rápido…

(Rui Barroso) #10

Bom dia, podem me recomendar uma ou duas boas box android para eu instalar HA ? Obrigado

será boa esta, compativel com o toturial ? https://www.banggood.com/H96-PRO-PLUS-Amlogic-S912-Octa-Core-3GB-RAM-32GB-ROM-TV-Box-p-1100082.html?rmmds=search&ID=533601&cur_warehouse=CN

(Nuno Neves) #11

Bem, essa é boa, mas se calhar não precisas de “tão boa”. Com essa, uma vez que custa mais de 22€, vais ter problemas com a alfândega. O meu conselho é que compres uma enviada da europa ou com método de envio que evite a alfândega. A gearbest costuma ser um bom sítio… Compra com envio priority line ou enviada de um dos armazéns fast-## (da europa).

(Nuno Neves) #12

https://pt.gearbest.com/tv-box/pp_895800.html?wid=1640583

Esta fica por cerca de 30€ e é enviada do fast-23… Será uma opção…

:warning: Atenção: Preço à data de 20/01/2019 pode sofrer alterações.

(Rui Barroso) #13

ok, obrigado pela dica , mas Amlogic S912, eMMC 32Gb , nao será melhor ? a pensar no futuro… ou é desperdicio ? Tenho um pouco aquela manía “já agora por mais uns euritos… eheh”

(Nuno Neves) #14

Sim, é melhor, sem dúvida… Custam é, provavelmente, o dobro.
Qual estavas a pensar comprar?

(Rui Barroso) #15

esta : https://pt.gearbest.com/tv-box-mini-pc/pp_622596.html?wid=1433363

um pouco “fancy” mas com é para estar arrumada dentro do armario, serve

(Nuno Neves) #16

é uma opção, mas, como te disse, custa o dobro da outra…
Se decidires comprar, não esqueças de escolher priority line…

(Rui Barroso) #17

ja agora , que pen Z-wave devo comprar ?

(Nuno Neves) #18

Zwave nunca testei. Não faço ideia como usar com hassio… Tens material zwave?

(Edgar Faria) #19

Da vossa experiência com Home Assistant no que toca ao consumo de recursos, acham que este tipo equipamentos “permitirá” correr o Hass durante algum tempo?

(Nuno Neves) #20

Este equipamento é, em tudo, superior ao raspberry pi3+… Só não tem os gpio, mas a maioria das pessoas não os usa…