Automatização de rega

(Tiago Saavedra) #1

Boa tarde a todos,

Sou novo nestas andanças, conto com Shelly’s instalados nos estores e muitas horas “perdidas” aqui pelo forum, já estive a ler os tópicos já existentes no forum mas nenhum realmente me tirou as duvidas.

Como refere o titulo, uma vez que vou fazer obras no quintal, quero deixar tudo pronto para a automatização da rega.

Nada do outro mundo, um sistema que terá uma eletrovalvula na torneira/ponto de água, em que me seja possivel agendar a hora e a duração da rega adicionando a variável da humidade do solo a ser feita com um sensor, integrando isto no HA.

A minha grande duvida põe-se Arduino? Raspberry? ou até mesmo outro tipo de soluções?

Estive a ver o sistema do @maxcalavera como o Sonoff 4ch, é possivel integrar sensor de humidade neste tipo de equipamentos?
Que sugestões me dão?

Obrigado!

(Bruno Melo) #2

Podes. Se usares zigbee ainda melhor. Eu tenho um sensor de chuva feito por mim que funciona por zigbee onde uso um sensor de inundações da xiaomi.

(Tiago Saavedra) #3

Fiquei confuso, “podes” referes-te ao quê? Á utilização do sensor de humidade?

Eu vi o teu do sensor de chuva,as não me parece viável para o que quero, porque imagina que chove a tarde, na altura de regar não está a chover e ele ativa a rega na mesma, no entanto, a terra está húmida

(Tiago Marques) #4

@Tiago_Saavedra não sei exactamente o que pretendes fazer, mas se eu tivesse relva optava pela solução do @Maddoctor. Qualquer coisa com tasmota a ligar/desligar as válvulas. Usar as regras/timers do tasmota para controlar a abertura/fecho, e o nodered para ‘programar’ os tasmota. Resultado, facilmente alteras o que precisas no HA/NR, mas mesmo em caso de falha/indisponibilidade do HA, a rega vai funcionar de acordo com o programado.

Quanto ao resto, usa um sensor de humidade do solo e tens de testar para ver qual a range em que queres que regue ou não. Tem só atenção que aqueles do AliExpress de 2€ devem durar 2 meses, porque de certeza que vão sofrer corrosão rapidamente.

(Tiago Saavedra) #5

Desculpem mas ainda estou muito verde no que toca aos equipamentos e softwares/firmwares, um sonoff basic Daria bem para o trabalho de controlo da válvula (será só uma) e como faço integração do sensor de humidade?

Quanto aos sensores o que aconselham? Vi uns velleman, não tenciono poupar muito no equipamento pois a ideia é automatizar e não ter de andar constantemente a fazer manutenção