Automatização Portão da garagem prédio

(Nuno Campos) #1

Boas pessoal,

Infelizmente os “amigos do alheio” invadiram a box de um vizinho e como gato escaldado de água fria tem medo, pretendo dificultar-lhes um pouco a vida se tentarem ir à minha.

A ideia será colocar um contato magnético + um shelly/bhonofre ligado ao motor da minha garagem por forma a controlar as horas que o motor tem corrente para abrir e fechar.
Tenho fase direta de casa à garagem, no entanto não posso comandar essa pois tenho também uma arca frigorifica que partilha a mesma fase.

Problema:
Moro num apartamento (1º Andar) e na garagem não tenho wifi nem algo similar.

Tendo em conta estes pontos, existe alguma forma de conseguir controlar algo na garagem ? Já ouvi falar na rede LORA mas honestamente não segui nenhuma implementação, seria uma alternativa?

Obrigado desde já,

Cumprimentos,

(Jorge Assunção) #2

Se as horas de desligar a corrente são fixas podes usar Tasmota e programar directamente as horas de ligar e desligar.

Caso não tenhas horas fixas talvez a solução passe por usar power line para teres net na garagem.

(Nuno Campos) #3

Obrigado pela resposta,

As horas geralmente são fixas mas pode eventualmente haver um dia que queira ir la fora esse horario e já não da daí pretender associar ao HA.

Efetivamente lembrei-me da powerline, mas pensei que existisse uma outra alternativa, uma vez que a powerline tem muitas perdas, mas vou experimentar porque tenho uma parada aqui em casa.

(Jorge Assunção) #4

Se tens uma testa mas poderá efectivamente existir a alternativa de RF que tem um alcance bastante grande.

(Nuno Neves) #5

Por muitas “perdas” que o powerline tenha, para o que pretendes, é irrelevante… Não vais andar a fazer streaming de video HD para a arrecadação… :wink:

(MRodrigues) #6

Powerline sem dúvida. há adaptadores para vários preços que fará a diferença. Único senão é a distancia que vai aumentar as perdas e pode impossibilitar se for muito grande. Tenho ideia de ter lido que suporta uns 200 a 300 metros, mas vai certamente depender do adaptador.

Com rede lá dava para colocar uma Camara e/ou uma sirene… para esse efeito aconselho um sensor de vibração que faça “barulho” mal alguém mexa na porta.