Bom Hardware relação Consumo/Performance

(Ricardo Reis) #1

Boas,

Neste momento tenho Hassio numa máquina virtual alojado num servidor Dell R610.
Tenho uma UPS a funcionar para o servidor mas queria fazer a migração do Home Assistant para uma máquina destinada somente para isso, idealmente que consuma pouco para que consiga alimentar com um segundo UPS e em caso de falha de luz tenho sempre o HA a funcionar, preocupo-me com o HA a funcionar porque é onde vai estar alojado o alarme, o resto dos aparelhos pode deixar de funcionar mas o alarme nunca para.

Pensei num raspberry pi 3 com boot em disco SSD, em relação a consumo é fantástico mas em relação a performance fico na dúvida.

Já agora, no hassio tenho alguns addons que queria manter: mosquitto, IDE, mariadb, zigbee2mqtt

(Luís Miguel Andrade) #2

Se o objectivo é utilizar o hass.io e baixo consumo: Sugiro utilizar uma Android tv box e instalar o armbian.

Contudo, a performance não será a mesma do dell… apesar de ser no mínimo o dobro do raspberry, com a vantagem de não dependeres de discos externos ou cartões sd e garantindo consumos energéticos muito idênticos.

No que respeita a performance de addons e equipamentos o @Maddoctor poderá emitir a sua opinião e recomendações.

(Ricardo Reis) #3

Obrigado pela resposta Luís.
Estava mesmo convencido que um Rpi com disco SSD conseguia ter uma boa performance. E se fosse um intel nuc? Acho que consomem pouco não?

(Nuno Neves) #4

Posso falar da minha experiência com uma box Android com processador s905x. Comparando com o pi3, é francamente mais rápida. Tem 2gb de RAM e 16gb emmc de memória interna, onde instalei o armbian. Não tenho WiFi nem Bluetooth a funcionar, mas não me fazem falta. . O hassio corre muito bem. Apenas não tens 3 o 4 add-ons uma vez que funciona a 64bit, mas nada de importante. Recomendo, sem dúvida!

Instalar o home assistant numa box Android TV
(Ricardo Reis) #5

Esqueci de mencionar mas utilizo 2 pens na atual máquina. Uma Aeotec para Z-Wave e uma CC2251 para zigbee. Sem problemas também?
Quando ao intel nuc tens alguma opinião sobre isso? Mais em questão de consumos porque performance penso ser muito bom.

(Nuno Neves) #6

So te posso falar do cc2531, que também tenho e funciona muito bem… Quanto a consumos, o nuc é um PC ligado 24/7… Consome pouco para PC, mas é um PC na mesma, consome sempre muito mais do que uma box Android…

(Tiago Marques) #7

@ricain fala lá sobre a tua nova ventoinha com CPU sff

(Ricardo Reis) #8

Qual é a box já agora?

(Ricardo Silva) #9

Eu acabei de comprar o odroid xu4, mas só o tenho há 2 dias mas ainda não migrei do pi3b+ -> xu4.
Eu tenho neste momento o pi3 + sdd e funciona bem mas sinto que as vezes é um pouco lento… Mas funciona lindamente.

Optei por passar ao odroid xu4 pelo seguinte (vai um pouco ao que já foi dito) :

• consumo energético não negligável
  • não muito caro

Ponderei nuc, qnap,… e por fim optei pelo xu4.
Só daqui uns tempos é que poderei opinar mais um pouco, mas do que vi para já, estou maravilhado.

(Nuno Neves) #10

A box é na magicsee n4. Mas isso não é muito relevante… Qualquer uma equipada com s905x ou s905w, 2gb de RAM e 16gb de emmc deve ter performance semelhante a esta…
Quando ou odroid que o @ricain comprou, é um bocadinho overkill so para HA. Ele também o vai usar como uma espécie de NAS, acho eu, e aí já se justifica…

(Ricardo Reis) #11

Acho que vou optar pelo odroid xu4, estive a analisar e gostei bastante.
@ricain gostava que desses feedback quando testares

(Ricardo Silva) #12

Do que vi nos meus testes, estive a ver consumo, não muda quase nada no consumo geral de casa.
Relativo a resto ainda não fiz mais testes, mas vou migrar do pi3 -> xu4 hoje ou amanhã. A partir daí posso te dar um feedback mais concreto.

(Ricardo Silva) #13

Após migração e testes, estou muito satisfeito porque uso para HA, server FTP, server samba,…

Nível de consumo da casa não muda muito.
Aconselho se for algo além de só o HA, caso contrário o pi3b+ com disco SSD serve muito bem.

(Ricardo Reis) #14

Já fiz a compra do XU4. Pareceu-me bem e quis arriscar. O XU4 vai ser exclusivamente para HA e seus derivados, tipo, mqtt broker, appdaemon, mariadb, node-red.

Tens configurado com eMMC? ou cartão SD?

(Ricardo Silva) #15

O top é eMMC, esquece o cartão SD.
Eu optei por cartão SD para o boot (depois não serve para mais nada) + disco SSD por usb3 (tinha em casa parado)

Caso não tivesse esse disco ssd parado em casa, optava por eMMC.

Fica já a dica para a ventoinha, coloca isso no ficheiro /etc/rc.local (são as minhas configurações, mas altere ao teu gosto): hastebin

(Ricardo Reis) #16

No meu caso não tinha SSD nenhum e também tinha preferência pelo eMMC. Acabou por ficar mais barato, comprei de 16GB. Não devo ter problemas.

Obrigado, só em Janeiro é que chega mas tenho boa expectativa.

Qual é o OS?

(Ricardo Silva) #17

raspbian stretch: https://forum.odroid.com/viewtopic.php?f=96&t=30552

já vem com o ultimo kernel.

(Ricardo Reis) #18

O meu odroid está prestes a ser enviado. Mas está a preocupar-me uma coisa agora… A alfandega…
Mandei vir do site oficial na Coreia, mandaste vir de lá? Tiveste problemas?

(Ricardo Silva) #19

Eu preferi pagar mais e mandar vir da UK.

(Ricardo Reis) #20

Para desalfandegar vou ter de desembolsar o IVA + 30€ pelo serviço da DHL. Enfim…
Adiante, já tens novidades disso? Até agora, tudo a funcionar 5 :star: ?