Caixa de som Bluetooth

(Carlos Alberto Martins) #1

Senhores,
é possivel adicionar uma caixa de som Bluetooth no HA, como um média player, ligar e desligar, e colocar para tocar algo ?
Uso homeassistant, em um NUC com Ubuntu server.

(Diogo Gomes) #2

Nem de proposito:

Meu trabalho no feriado :wink:

(Carlos Alberto Martins) #3

Diogo, muito obrigado.
Sem querer abusar, mas como eu instalo/configuro isso no HA ?

(Diogo Gomes) #4

Esta no readme :slight_smile:

Atenção que com o HASSIO não funciona

:bookmark_tabs: Como colocar um componente media_player a tocar rádio
(Carlos Alberto Martins) #5

E o arquivo bluetooth_speaker.py coloco aonde ?
Não vai nenhum configuração pra apontar para esse arquivo ou para usar custom components ?

(Pedro Torrezão) #6

Boas, @CarlosMartins.

Esta partilha era de forma genérica e partia do pressuposto que já terias um media_player a adicionado.
Eu não tenho nenhuma coluna Bluetooth, mas tentando ajudar, acho que podes dar uma vista de olhos no custom component do @dgomes.

Ele, para esse propósito usa o Bluetooth directo no host, daí ele indicar que não funciona no Hass.io. Existem formas de contornar isto, fazendo attach do device do host ao container, eu não experimentei mas teoricamente é possível.

Não conheço o teu setup, mas pela tua indicação usas o Ubunto, parece me que tens o HA directo no Ubunto e não a correr em containers (assim sendo o custom do Diogo é aplicavel).

(Hugo) #7

Boas, no caso de uma coluna bluetooth portátil, consegue-se verificar o emparelhamento e/ou emparelhar através do HA para reproduzir rádio por exemplo?

(Diogo Gomes) #8

O emparelhamento tem que ser feito por um daemon que pertence ao sistema operativo. Não é expectável trazer essa integração para dentro do HA.

(Hugo) #9

Ainda estou a começar a explorar as potencialidades do HA. Pelo que já pesquisei é possível correr shell commands. Através disto não será possível ativar a pesquisa bluetooth e ligar a coluna?

(Diogo Gomes) #10

só precisas de fazer o emparelhamento 1 única vez…

IMHO não vale o esforço trazer o emparelhamento para o HA

(Armando Muassab Neto) #11

Custom components não funcionam no Hass.io?
Tenho um problema para integrar um alarme S1C da broadlink
E como você disse que este custom não funciona, gostaria de saber se existe alguma relação com o meu problema.
Sou novo no Hass.io.
Obrigado.

(MRodrigues) #12

Eu configurei uma coluna bluetooth e de facto deixei a emparelhamento para o SO, mas tem sido uma tarefa muito ingrata e pedia aqui a vossa ajuda, pois estou certo que já passaram pelo mesmo.

Já fiz a parte de trust, via bluetoothctl, e à primeira consigo fazer o connect e a coisa ainda corre bem por umas horas. Mas depois deixa de funcionar e só com muitas tentativas de “remove” e “trust” e só depois o connect volta a reconhecer o dispositivo.

Se tentar o connect, o erro é “device connect BB:48:A7:E5:46:AA not available”

Depois de tanto experimentar os add, remove, trust, scan… o bluetooth acaba por ficar confuso e só resolvo com um reboot à máquina.

Também sofreram esta instabilidade? Fico na dúvida se é da coluna bluetooth, ou se é do raspberry. Tentei ligar a uma segunda coluna que tenho, mas essa nem consegui emparelhar, porque apesar de a detectar, nunca aceita o connect.

A nível de hardware tenho uma Raspberry Pi Zero W com BT integrado. O HA está instalado nativamente NO SO: Raspbian 8.0

A coluna em que estou a testar é uma TECEVO T7.

Qualquer dica para melhorar esta estabilidade será muito bem vinda!