Como configurar o gateway da Xiaomi

(Douglas Machado Baptista) #21

Eu reiniciei mais uma vez o HA e esse erro do python não apareceu mais. Voltou os erros iniciais:

• No data in response from hub None
  • Cannot connect to Gateway

Eu uso o Hassio no raspberry pi 3 b+. Eu atualizei hoje a versão para 0.89.0.

(Rodolfo) #22

@Douglas mais uma questão, em que equipamento descobriste a key? em IOS ou android?

(Douglas Machado Baptista) #23

Android. Quando recebi o produto (GW) eu conectei na minha wifi pelo APP Mi Home, e em seguida reservei o IP 192.168.0.102.

Depois no APP solicitou uma atualização do GW e atualizei para versão 1.4._167.0158. Após isso foi onde comecei a configurar para integrar no HA.

(Rodolfo) #24

@Douglas passa no nosso canal do Discord para falarmos no canal #homeassistant

(Jorge Assunção) #25

@Douglas
Saiu hoje a Release 0.89.1 que trás alterações à gateway Xiaomi.

Bump PyXiaomiGateway version to 0.12.2

(Rodolfo) #26

Ontem tentei ajudar remotamente o @Douglas mas não tive sucesso. Sei que andavam uns fixes por ai a rolar, para os MAC que começavam por 04. O MAC dele é um desses, pode ser que esse FIX desta nova versão resolva o problema.

(Douglas Machado Baptista) #27

Atualizei o HA, reconfigurei tudo outra vez, mas continua o problema. Consegue descobrir o gateway, mas não conecta.

• [xiaomi_gateway] Cannot connect to Gateway
  • [xiaomi_gateway] Gateway discovery finished in 5 seconds
  • [xiaomi_gateway] Creating Multicast Socket

Eu pretendo comprar outro para testar.

(Douglas Machado Baptista) #28

Para resolver o problema parece que as seguintes instruções resolve:

Ou seja, editando os seguintes arquivos:

• xiaomi_aquara.py
  • /sensor/xiaomi_aquara.py
  • /light/xiaomi_aquara.py

Mas como uso o Hass.io instalado (Raspberry Pi 3 Model B and B+ 32bit), não sei como alterar esses arquivos.

(Marco Ervões) #29

Qual o provedor de internet? Eu na altura que comprei o meu não o consegui por a funcionar com o router do operador. Mudei de router e deu logo.

(Douglas Machado Baptista) #30

@RodolfoVieira também informou que poderia ter algo relacionado a minha rede.
Atualmente uso uma rede de fibra ótica de uma empresa na minha região (Sul do Brasil). Mas pelo endereço que coloquei acima o problema parece ser para os MAC que começam por 04:xxxx.

Se eu conseguir alterar os arquivos conforme o endereço, talvez resolva.

(Rodolfo) #31

@Douglas esse issue que colocaste não é para o teu problema mas sim para outro.
O teu caso é mesmo falta de comunicação na fase inicial ou seja o gateway não consegue comunicar… O problema que linkaste é outro que é uma perca de comunicação após a ligação que já havia sido estável.

(Douglas Machado Baptista) #32

Verdade @RodolfoVieira. Comprei outro Gateway e esse ficou com MAC 7C:XX:XX… Fiz o mesmo processo, apenas não atualizei a versão do Gateway, ao invés de atualizar peguei a key, atualizei as informações no HA (configuration) e reiniciei o HA.

Bingo. Conectou e aparece no HA.

O que posso concluir com isso? Não tem problema na minha rede. Realmente os gateway com MAC 04 estão com algum problema. Estou muito feliz de conseguir fazer dar certo o novo gateway e o outro devo colocar na gaveta. :disappointed_relieved:

(MRodrigues) #33

Desculpem ter vindo tarde, mas queria deixar a nota pois pode ajudar outras pessoas.

Pode não ser efetivamente este o cenário, mas é muito similar ao que já me aconteceu.

Há uns meses tive um problema similar onde o HA não encontrava a gateway xiaomi, e estava relacionado com o meu router. Por algum motivo deixou de lidar com multicast e por isso motivo o HA não via a gateway Xiaomi. E depois de mt tempo investido para perceber o problema, resolvi com um reboot do router :slight_smile: