Como escolher cartões SD e MicroSD para utilizar com o Raspberry Pi

(Jorge Assunção) #1

:bookmark_tabs: Como escolher cartões SD e MicroSD para utilizar com o Raspberry Pi
(Bruno Lopes) #2

Mais vale prevenir do que remediar e a pensar nisso estou a migrar tudo para um novo cartão de classe 10 e de vez em quando faço backups não vá ele querer ser enterrado antes do tempo

:bookmark_tabs: Como escolher cartões SD e MicroSD para utilizar com o Raspberry Pi
(Jorge Assunção) #3

Estou a preparar agora um tutorial de como recuperar snapshots do Hass.io mas que também pode ser utilizado para recuperar dados de outro tipo de instalações.

Em breve…

(Ricardo Silva) #4

Se quiseres tenho um script, que posso facultar para o teu tutorial, que faz um clone da instalação que tenho numa pen para um disco externo.
Se a pen for a vida, arranco pelo disco ;).

(Jorge Assunção) #5

O script é para o Hass.io?

(Ricardo Silva) #6

Eu uso no raspbian, não sei se funciona no Hass.io

(Jorge Assunção) #7

Depende do script. Podes enviar para webmaster@cpha.tech para testar e depois publicar?

(Ricardo Silva) #8

já te mandei por mail isso e outro caso achas poreiro.

(Rodolfo) #9

Para hassio era porreiro :wink:

(Pedro Ferreira) #10

Boas pessoal,

Eu tenho tido problemas com a instalação do hassio.io num Raspberry PI 3, com um cartão de memória de 16GB, não tenho a certeza se poderá ser do cartão, ou do router (Meo Fiber Gateway), já instalei diversas vezes o hassio.io, quer através de ligação por cabo, quer através de wifi, mas após um ou dois dias, deixo de poder aceder ao hassio via web ou por ssh, dando a sensação que ou o raspberry não consegue carregar os dados do cartão de memória, ou o router, que infelizmente já demonstrou ter problemas. O que sugerem que possa ser? Obrigado desde já.

(Jorge Assunção) #11

Que tipo de cartão é? Com que programa estás a gravar a imagem?

(Pedro Ferreira) #12

Um cartão HC (4) da Kingston de 16GB.
Provavelmente, deveria de ser um de (10),nao?
Costumo gravar utilizando o SD Formater e depois o Etcher.

(Jorge Assunção) #13

O C4 é lento mas devia funcionar. Eu pessoalmente, para as instalações do HA, dou preferência a cartões U1.

O SD Formater não é preciso. O Etcher quando grava o cartão sabe o que tem a fazer com as partições. Quando acaba de gravar o cartão o Etcher não te mostra nenhum erro?

(Pedro Ferreira) #14

Já mostrou erros por duas vezes, depois de validar a escrita no cartão, por isso é que comecei a usar o SD Formater, mas provavelmente é a dizer que está a chegar ao fim de vida… Lol.
Tenho aqui um da SanDisk, classe 10, vou experimentar.

(Jorge Assunção) #15

Sim, já está a avisar que quer a reforma… Tenta no C10 mas não utilizes o SD Formater, é desnecessário.

(Pedro Ferreira) #16

Ok. Obrigado. Depois dou feedback.

(Pedro Ferreira) #17

Está a funcionar perfeitamente com o novo cartão e bem mais rápido.
Obrigado @j_assuncao!

(Jorge Assunção) #18

Ainda bem. Agora é preciso não esquecer de fazer backups!

E não esquecer de marcar esse cartão como defeituoso. Esse cartão num telemóvel ou máquina fotográfica podendurar anos mas para o HA está morto

(Daniel Pereira) #19

Que cartão sugerem para iniciar o meu projecto com RPi 3 e Hass.IO?

Relação qualidade preço o que aconselham? Um Sandisk ou Samsung?

É viável ou justifica ligar um SSD ao Pi e ter o sistema montado com base no mesmo ou é overkill?

(Jorge Assunção) #20

A linha EVO da Samsung tem uma boa relação preço/qualidade.

Depende do que queiras fazer com o projecto… É para experimentar ou para ser uma coisa de futuro? Vais ter muitos sensores? Vais queres guardar todas as informações dos sensores?