Como flashar um Sonoff Basic com Tasmota

(MRodrigues) #102

Viva,

Vou seguir este excelente tutorial para flashar um sonoff com tasmota, mas tenho conhecimentos de eletrónica muito próximos de ZERO, pelo que pedia a vossa ajuda, para ter a certeza que vou ter o material certo para a tarefa.

Portanto, do que li no tutorial, conseguem pf confirmar se é este o material que preciso ou se tenho algo em falta? Já que estou a adquirir para iniciar, eventualmente um múltimetro dara jeito?

O site em si não é relevante, mas queria era ter a garantir que adquiria o equipamento mais indicado.

Sonoff:
https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=83246

Conversor cp2102 ttl

Jumper Wires Macho Femea

Depois de receber o material, vou ler detalhadamente o fórum, instalar o software, mas certamente que vou recorrer à vossa preciosa ajuda!

Obrigado!

(Nuno Neves) #103

usb para ttl, eu compraria antes este:

os CP2102 podem ser clones e depois tens stresses com os drivers…

Vais comprar um sonoff? Mas não tinhas shelly?
Quanto a jumper wires o ideal para este uso era serem Macho-fêmea e não fêmea-fêmea…

(Jorge Assunção) #104

O multímetro dá jeito para tudo. Agora esse conversor não me convence, na descrição diz que dá para 3V3 e 5V mas na foto só tem saida de 5V. Na minha opinião devias optar por este:

Até que para flashar Sonoffs tem de ser a 3V3…

(Nuno Neves) #105

Quer o do @j_assuncao, quer o “meu” seriam boas opções… depois é mais uma questão de quereres um que ligue directamente ao USB ou use cabo… :wink:

(Rodolfo) #106

@mfrodrigues eu até te aconselharia a comprar tanto o ftdi como os jumpers no OLX, porque se não ó vais por as mãos à obra daqui a um mês ou mais… isto se tiveres com pressa claro.

(Ricardo Reis) #107

@RodolfoVieira @mfrodrigues por acaso tenho um ftdi aqui encostado, posso vendê-lo

(Rodolfo) #108

@ricreis394 seccao de vendas sff…

(MRodrigues) #109

Ricardo, se for um dos que me descreveram aqui, diz-me pf algo por msg privada. Obrigado.

(MRodrigues) #110

Obrigado @j_assuncao, @Maddoctor e @RodolfoVieira.

Vou seguir a vossa recomendação e de facto tenho mesmo que comprar no OLX ou similar porque não quero esperar um mês para testar isto!

Eu encomendei um shelly1 e shelly2 que infelizmente não chegaram hoje :frowning:
O shelly2 é para experimentar com os estores. O shelly1 é para ver como corre em alguns interruptores simples onde não tenho acesso fácil às lâmpdas e quero colocar na caixa da luz.

A minha ideia de comprar um sonoff é porque se queimar a fazer, isto sempre perco menos $. E como é mais barato, nos locais, onde tenho um candeeiro onde consiga encaixar o sonoff penso que acaba por ser mais valia.

Depois de experimentar sonoff, shelly1/2, tenho de me decidir, para substituir(ou instalar em) todos os interruptores de luz e depois nos interruptores de estores.

A desvantagem dos sonoff que eu conheço é que são gigantes e não cabem atrás das tomadas.

Como é um investimento grande, queria testar todas as hipóteses para ter a certeza que funciona tudo bem.

Se tiverem sugestões, alternativas ao sonoff e shelly para instalar na caixa de luz, o vosso feedback será mt bem vindo!

Obrigado mais uma vez pela preciosa ajuda!