Como flashar um Sonoff Touch Single e Sonoff Touch Dual com Tasmota

tasmota
sonoff

(Rodolfo) #1

ATENÇÃO NOS COMENTÁRIOS DESTE POST TEM COMO FLASHAR A VERSÃO TOUCH DUAL

Hoje o sonoff touch é daqueles equipamentos baratos que quase toda a gente gosta ou gostaria de ter nas paredes para substituir os interruptores antigos.
Mas nem todos ainda exprimentaram a flashar ou não sabem como…
Existe vários firmwares todos eles até agora estáveis, hoje vou partilhar contigo como podes usar o firmware tasmota já uso há bastantes meses e nunca tive problemas.

Ok vamos lá.
Material necessário:

Sonoff Touch
touch1

Conversor cp2102 ttl
conversorttl

Jumper Wires Macho Femea

As ligações entre o Sonoff e o Conversor são simples.

NOTA 1: O FIO PRETO (GND) QUE LIGA AO GPIO0, ESTE FIO PRECISA DE ESTAR LIGADO ANTES DE LIGARES O CONVERSOR Á PORTA USB, SENÃO O SONOFF NÃO ENTRA EM PROGRAM MODE.

NOTA 2: AO FAZEREM O PASSO ACIMA SE NOTARES QUE O LED AZUL PISCA, QUER DIZER QUE ALGO ESTÁ ERRADO, VERIFICA AS LIGAÇÕES NÃO PODE PISCAR.

**NOTA 3: AINDA ASSIM CASO NA CONSOLA DO ARDUINO APAREÇA O ERRO: espcomm_upload_mem failed **
TROCA O FIO AZUL COM O VERDE (ALGUNS CONVERSORES FUNCIONAM DE MANEIRAS DIFERENTES)

Para fazeres essas ligações não precisas de soldar nada…
O sonoff na placa onde estão os pinos 3.3v, gnd, tx, rx tem uns furos , basta tu com o Jumpers Macho forçares a entrar, caso não entre com uma limazinha das unhas ou outra,limas um bocado até entrar justo para fazer contacto.

O fio que vai preto do gnd do conversor ao sonoff eu uso duas pontas macho fiz um “xunt” isto porque é necessário como disse acima, ter o GPIO0 ligado quando conectamos o conversor ao pc.
Toma nota que sem soldar nada, as tuas mãozinhas vão ter que segurar em tudo.

De seguida fazes download do seguinte zip.
https://drive.google.com/open?id=1XWGciuJRdzJnxxrIUnQy4W1JLWJCxN4L

Já tem tudo pronto basta depois configurar como mostro mais abaixo.

Após tudo tar devidamente configurado validas/compilas primeiro para ver se não tem nenhum erro… clica no visto (primeiro icone do lado esquerdo e aguardem ate ao fim)
Caso não tenha dado erro nenhum, porreiro passemos a fase seguinte… flashar,

Agora já com o sonoff com os fios todos ligados, e com o fio preto que vai do conversor ao chip do sonoff,podes ligar o conversor ao computador, ao ligares se vires que algum led azul pisco é porque algo esta errado, pois não está a entrar em flash mode.

Caso tenham algum erro reporta que tentamos ajudar.

Ok, flashou com sucesso? apareceu 100%?

Ok agora verifica no teu router qual foi o ip que ficou atribuido ao sonoff de seguinda mete esse ip no teu browser vai te aparecer a seguinte imagem:

Clicas em CONFIGURATION

Depois vai te aparecer esta:

Clicas em CONFIGURE MODULE

Depois vai te aparecer esta:

Aqui onde diz MODULE TYPE selecciona a opcão que diz: sonoff touch
e fazes SAVE

Configuração do lado do home assistant:

No teu configuration.yaml colocas:

mqtt:

broker: 127.0.0.1
  port: 1883
  username: VOSSO USERNAME MQTT
  password: VOSSA PASSWORD MQTT
  keepalive: 60

switch:

- platform: mqtt
    name: "aquario"
    state_topic: "stat/aquario/POWER"
    command_topic: "cmnd/aquario/Power"
    availability_topic: "tele/aquario/LWT"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    qos: 1
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"

NOTA: aí na configuração acima onde nas linhas:
state_topic, command_topic, availability_topic onde diz: aquario tens que mudar para o nome que deste ao sonoff mqtt topic. se nao sabes o nome vais novamente ao teu browser metes o ip novamente

e quando te abrir a janela clicas em INFORMATION depois vai te aparecer a imagem que se segue, e podes ver o nome que tens lá a seguir a seta verde.
Neste caso trocarias onde diz aquario no state_topic, command_topic, availability_topic por sonoff108

No teu groups.yaml colocas:

default_view:
  view: yes
  icon: mdi:home
  entities:
    - switch.aquario

LIGAÇÃO AO INTERRUPTOR ANTIGO.
Normalmente os interruptores apenas têm dois fios isto é apenas tem a fase e o retorno,

Precisas de um terceiro fio ou seja de o NEUTRO.
Podes ver na imagem abaixo uma ilustração de como o sonoff touch funciona.

Alguma dúvida não hesites em perguntar, tenho noção para quem está a dar os primeiros passos que isto parece um bicho de 7 cabeças…mas se nós soubessemos tudo não andavamos cá a fazer nada.

:warning: :warning: :warning: :warning: :warning: :warning: :warning: :warning:

Para te facilitar podes usar o esquema acima, mas podes flashar seguindo o tutorial abaixo, o arduino IDE não é necessário.

(Tiago Marques) #2

Olá a todos.
Tenho um sonoff Touch 2 botões e tem algumas diferenças.

Para começar parece que é uma versão diferente da board “SonoFF T1 R2 EU TOUCH BOARD VER: V1.0”

A maneira de entrar em modo de programação é diferente deste apresentado na medida em que não é necessário ligar o GND ao GPIO0.

Para entrar em modo de programação devemos ligar os cabos apenas ao GND/VCC/RX/TX e ligar ao PC.
Podem ver aqui:

----> Para quem nunca fez, não se esqueçam que o TX da placa deve ligar ao RX do sonoff e o RX ao TX. Se não funcionar troquem de um dos lados os cabos TX/RX

De seguida ligam ao PC e deixam arrancar. Ao contrário dos restantes não é possível entrar em modo de programação antes de o sonoff touch arrancar (válido para a minha versão)
1º Tocar no botão 1 (ver foto2) e manter pressionado
2º Carregar no botão “reset” (marcado com um círculo na foto2) e manter os dois pressionados.
3º O sonoff vai reiniciar em modo de programação. Depois de apagar a luz do wifi podem largar os dois botões.
4º Upload do tasmota da mesma maneira que as outras versões.
5º Dentro do tasmota escolher módulo: Sonoff T1 2CH

A nível de configuration.yalm tem uma diferença relativamente ao de 1 botão. Cada botão tem o seu command e state topic pelo que devem colocar o número relativo a cada um no final.

name: “Cozinha Bancada”
  command_topic: "cmnd/sonoff/power1" 
  state_topic: "stat/sonoff/POWER1" 
  name: “Cozinha Tecto”
  command_topic: "cmnd/sonoff/power2" 
  state_topic: "stat/sonoff/POWER2" 

Aos moderadores: Não consegui colocar as imagens no meio do texto (certamente por problema meu) por isso peço-vos que o façam de modo a facilitar a leitura.

Boas configurações :wink:

(Jorge Assunção) #3

Boa tarde Tiago. Obrigado pela informação sobre a tua versão do Sonoff Touch.

Para colocares as fotos da imgbb (ou outros serviços online) basta veres a foto no serviço online, clicares com a tecla do lado direito do rato na imagem e escolheres a opção “copiar o link da imagem” (o texto poderá ser diferente conforme o browser). Depois basta colares o endereço na caixa de texto que o sistema insere automaticamente a foto.

(Rodolfo) #4

@tmarquespt obrigado pelo teu contributo excelente partilha.

(Tiago Marques) #5

Vou ser sincero. No início vi que pediram para colocar as imagem fora e fiz isso. Mas fiz o post à pressa e não tive “tempo” para ir ver como se inseriam as imagens :smiley:. No próximo já vejo com mais calma as formatações.

(Jorge Assunção) #6

Obrigado por teres tido essa preocupação. Quantas mais imagens forem inseridas directamente no forum (transferência de imagens através do botão upload), mais espaço ocupam e mais caro vai sair o alojamento…

Para inserires a imagem, como estavas a fazer, basta mesmo colares o link da imagem, o sistema faz o resto. Se a foto não aparecer logo na caixa de pré-visualização do lado direito (na versão desktop), certifica-te que o link tem um espaço acima e abaixo.

Assim:

blá-blá blá

http://enderecodaimagem.com/img.jpg

blá-blá blá

E não assim:

blá-blá blá
http://enderecodaimagem.com/img.jpg
blá-blá blá

(Rogério Figueiredo) #7

Bom topico eu tenho o meu sonoff T1 2CH flashado com tasmora OTA mas ficou super lento e já nem se liga ao wifi e quando liga fica super lento tentei mudar a versão mas nada funciona, já me tinha acontecido a 1 sonoff pow fashando de novo por cabo corrigiu.
Estou a tentar fazer o mesmo a este mas não está fácil sempre que carrego no sonoff no botão do touch 1 e no reset era suposto eu ouvir alguma coisa no windows a dizer que liguei algo diferente ao pc?É porque no meu caso isso nao acontece! Já tentei também no serial monitor na porta 74880 que diz na [wiki] (https://github.com/arendst/Sonoff-Tasmota/wiki/Sonoff-T1-UK-and-T1-EU) mas sem sucesso.

(Rodolfo) #8

@marine1988 o @tmarquespt é que já flashou um ele pode ajudar, mas eu penso que tu tens que clicar como ele refene no post deles nos botões, e só depois é que ligas o flash ftdi ao pc. já exprimentas-te isso?

(Rodolfo) #9

@marine1988 e esta info também pode ajudar segundo o wiki deles:

(Rogério Figueiredo) #10

sim eu ja vi eu acho que o meu problema e que a minha board já tem tasmota

(Rodolfo) #11

isso não tem nada a ver, podes querer flashar outro firmware, mas se tem tasmota, tu pondo o ip dele não consegues aceder a ele?

(Rogério Figueiredo) #12

Não ele nem se esta a ligar ao wifi agora está como teve o o meu sonoff pow não sei se te lembras.

(Rodolfo) #13

tens que ir tentando, verifica os fios as ligações se nao tens o tx e rx trocado, basta um passo falhar para aquilo já não funcionar.

(Carlos Alberto Martins) #14

Senhores como faço a conexão nesse modelo de placa, o meu eh touch US.

(Rodolfo) #15

@CarlosMartins cria um novo tópico sobre essa tua dúvida.

(Rogério Figueiredo) #16

não isso que se conecta é a placa pequena de cima!

(Tiago Marques) #17

Tinhas o wifi em wps ou manager?
Eu coloco sempre em manager porque assim quando nao se consegue ligar ao wifi arranca com AP e podemos ir la dentro corrigir (se for caso disso)
@CarlosMartins

(Rogério Figueiredo) #18

penso esta manager o meu problema é ele estar ligado ao wifi e mesmo asim nao conseguir fazer nada dele esta super lento nao manda nada por mqtt quando vou a console não tem la nada. instalei 1 versão de firmware mais antiga e ficou na mesma voltei a meter esta e esta super lento.

(Rodolfo) #19

@tmarquespt eu penso que o problema dele está no modo em como carrega nos botões para ele entrar em flash mode…explica lá bem a ele como fizeste isso as vezes o texto que escreveste pode não ter sido claro no teu tutorial.

(Rogério Figueiredo) #20

Eu sequi a wiki do tasmota. tenho de ligar ao pc depois carregar no touch 1 e reset até desligar a luz o wifi e largar os 2 logo a segui a isso posso fazer um video por volta das 21h