Como implementar um cronotermostato no Home Assistant

(Abílio Costa) #1

Escrevi um pequeno post sobre como fiz para ter um cronotermostato no HA. Isto permite que se definam períodos horários para controlo do aquecimento.

O post encontra-se aqui:

Qualquer dúvida, apitem! :slight_smile:

(Nuno Neves) #2

Interessante, sem dúvida, mas porque não fazer recorrendo a automações que em vez de serem corridas de 10 em 10 minutos são corridas apenas às horas a que pretendes mudar a temperatura, usando como condições os dias em que queres que corram?

(Abílio Costa) #3

Foi apenas porque me pareceu mais simples de gerir e mais versátil. Com automações iria ter uma para definir temperatura HIGH e outra para LOW, ou seja, a definição de cada intervalo horário iria estar separada em 2 sítios. Além disso, teria que ter essas 2 automações para dias da semana e outras 2 para fim de semana (ou usar template triggers).
Uma vantagem de chamar o script de 10 em 10 minutos, é que me garante que a temperatura correta será definida, mesmo que o HA tenha sido reiniciado no momento em que deveria ter mudado de temp., ou que a temperatura tenha sido alterada manualmente por engano.

Mas acaba por ser mais uma questão de gosto pessoal, porque dava para fazer perfeitamente com automações.

(Rodolfo) #4

Parabens pelo projecto.
Parece me bem interessante o conceito para quem usa.
Obrigado mais uma vez por partilhares o teu conhecimento com a comunidade.