Devices xiaomi e integração com HA

(Pedro Januário) #1

Os devices da Xiaomi são cada vez mais apeteciveis ao nivel de preço?
Pelo que entendi é possivel usar os devices sem o hub deles, fiquei foi sem entender se é preciso algum hack de firmware.
Pelo que percebi basta utilizar o projecto https://github.com/Koenkk/zigbee2mqtt que inclusive lista os devices que são suportados https://github.com/Koenkk/zigbee2mqtt/wiki/Supported-devices.

Alguem já tem experiência com isto? Qual a opinião?

Aos preços que estão os switchs da xiaomi ( Xiaomi Aqara Smart Wireless Switch) 6€, quase que nem justifica andar a fazer hacks ao sonoff para gerir as luzes.

Qual a vossa opinião?

(Pedro Januário) #2

Será que existe uma alternativa melhor que o zigbee2mqtt?? Também tenho andado a ver um usb dongle com support para zigbee e z-wave daria para ligar os devices da xiaomi?

(Paulo Rosa) #3

Eu integrei-os todos, mas com a gateway da Xiaomi. Ao preço que está (uns 20 €), para mim compensa ser usada tambem em conjunto com os sensores.
Traz como opções que já consegues configurar no Homeassistant, mais um ponto de luz em casa: controlo total do led da gateway (cor e intensidade): dá para configurar como alerta ou informação e ligar em caso de movimento e luz de presença, também podes usar a luz como alarme. Também tem uma pequena coluna de som que pode ser usada para alarme ou despertador também possivel de configurar no homeassistant e até podes ouvir radio online da gateway agora também pelo home assistant.

(Pedro Januário) #4

@paulo106 obrigado pelo feedback, mas nesse caso tens sempre de ligar a cloud chinesa ne? Era o que gostava de evitar.

(Tiago Marques) #5

O zigbee2mqtt funciona perfeitamente. Tem a vantagem de funcionar com os equipamentos da Xiaomi e de outras marcas também.(incluindo IKEA).
Tens a lista de equipamentos suportados no wiki e tem estado sempre a aumentar.

Podes usar um Cc2531 ligado directamente ao pi (se for o caso)

(Pedro Januário) #6

@tmarquespt A minha ideia era inicialmente ligar ao PI, pelo que li sim também já estou quase convencido que é uma boa hipotese já tinha visto que a lista de devices é grande e sobretudo os da xiaomi era um dos que tinha interesse.

(Pedro Januário) #7

Acho que ainda hoje ou amanhã vou fazer umas encomendas para ir experimentando. Algum sitio em pt que possa mandar vir pra não levar tanto tempo a chegar? :slight_smile:

(Paulo Rosa) #8

Para a configuração, sim. Depois na utilização, já não é necessario. Passa tudo pelo Hass, se não me estiver a falhar nada. :zipper_mouth_face:

(Tiago Marques) #9

Se existir, não tem o mesmo preço :wink:

(Jorge Assunção) #10

Não tenho de momento nenhum a mais mas vou encomendar ainda hoje. Se precisares depois de flashar isso fala connosco que há aqui no fórum varias pessoas com o CC Debugger.

(Pedro Januário) #11

Eu também vou mandar vir o CC Debugger e alguns devices para experimentar, será que alguem conhece “sitios” online ou fisicos que permitam poupar no tempo de delivery? Já agora um pouco offtopic sites e problemas de alfandegas, existe algum topico sobre isso?

(Rodolfo) #12

@pjanuario para não fugirmos muito ao titulo do tópico , em relação ao CC debugger, caso continues com dúvidas em relação ao mesmo tens este tópico: Como criar uma rede ZigBee low cost com o CC2531

(Nuno Neves) #13

O gateway da xiaomi não precisa de estar ligado aos servidores chineses… Depois de configurares para o HA, podes bloquear o acesso à Internet no router… Eu tenho assim e funciona 5*!

(Cleyton Barroso) #14

Alguém já fez uma rede com os gateways Xiaomi, devido ao espaço ser muito grande na casa? Funciona normalmente?

(Jorge Assunção) #15

Não é preciso criar nenhuma rede, os próprios equipamento vão-se ligando entre si para criar a rede. Basta que coloques um equipamento que esteja permanentemente ligado à energia num sítio onde a rede seja mais fraca para estender o alcance da mesma.

Atenção que equipamentos alimentados a bateria não funcionam como repetidores. E não precisas de mais que um gateway, as lâmpadas e tomadas são boas para estender o sinal.