Domótica - Questões iniciais

(Alexandre Gusmão) #1

Boas a todos. Sou novo aqui no fórum mas desde já vi que existe muita partilha de conhecimento e isso é meio caminho andado para o sucesso! O trabalho em equipa é sempre aquele que mais frutos irá originar!
Sou da área de informática, pelo que a parte de eletricidade não é o meu forte. Tenho andado a pesquisar algumas coisas e começam então a surgir algumas questões.

Vou em breve dar início à construção de raiz de uma moradia em Lisboa e gostaria de adicionar alguma inteligência à casa, à semelhança do post colocado pelo @pjanuario que li com muita atenção e que me pareceu muito interessante. A ideia é basicamente a mesma, mas irei abdicar do som ambiente.

Confesso que após algumas conversas com um colega de trabalho, comprei um raspi e instalei o openhab, e este seria a minha primeira opção para home center. No entanto, após pesquisas da minha parte e alguma navegação, rápido me apercebi que a comunidade de HA é muito mais forte e partilhável que o OH, então a minha ideia já mudou e irei utilizar o HA como o meu home center [isto de estar ainda em fase de inicio dá-nos ao luxo de ainda se poder trocar tudo :slight_smile: ]

Uma dúvida que tenho e que poderá influenciar $$ o orçamento que tenho para a obra é o tipo de instalação elétrica, ou seja, se devo colocar em estrela ou não. Cheguei a falar com o eletricista sobre este tema e lembro-me de ele me referir que este tipo de instalação iria encarecer a componente de eletricidade, uma vez que cada circuito eletrico tem de ir ao quadro e isto iria implicar mais cablagem. Deverei optar por este tipo de instalação elétrica?

Outra questão que tenho é em relação aos interruptores de iluminação. Nada tenho contra os interruptores standard. No entanto, a minha esposa prefere os mais futuristas (p.e. sonoff), mas desde que sejam todos da mesma “raça”, ou seja, ter um sonoff no quarto e ter um de outra marca idêntico noutra divisão não será o ideal. Desta forma, e gostando eu também dos sonoff, a questão que tenho é como conseguirei ter alguns interruptores sonoff (1/2/3 Gangs) que possibilitem também dimar a luz. Será possível por tras de um interruptor sonoff aplicar também p.e. um dimmer fibaro? Penso que existem interruptores parecidos ao sonoff que já têm incorporada a função de dimming, no entanto já são diferentes e a minha esposa irá com certeza torcer o nariz. Claro está que, estou sempre aberto a outras sugestões de interruptores que não sejam sonoff e que tenham um aspeto ainda mais moderno / futurista / agradável.

Quanto aos interruptores de estores, uma vez que já sai fora do tema de iluminação, consegui convencer a esposa a colocar uns parecidos a estes

pelo que a coisa fica resolvida (não obstante, irei deixar espaço na caixa de estore para caso um dia queira colocar um interruptor de estore standar, possa colocar um sonoff dual lá dentro). A minha questão com estes interruptores é se é possível flashá-los com tasmota. Alguém sabe? Estas são algumas das specs dos interruptores:
Features:

• Adopts premium tempered glass and flame retardant plastic, safe and durable for long time use.
  • Easy to operate with touch panel, press the button for controlling the curtain’s opening and closing.
  • Quick and easy setup with the phone APP, allows your family to control together.
  • Support Wifi programmable, remote control via 3G/4G/WiFi on mobile
  • Smart timing function, turn on/off it at the precise time.
  • LED backlight indicator at night.
  • Supporting for Alexa, Google Home, etc.

Specification:
Condition: 100% Brand New
Material: Tempered Glass + ABS
Color: White
Voltage: AC100-240V/50-60Hz
Working Temperature: - 20~50°C
Wifi Frequency: 2.412-2.484GHz
Size: approx. 8.68.6cm/3.393.39in
Weight: approx. 195g/6.88oz

Algumas considerações que irei ter em conta na obra é em passar o neutro para todos os interruptores, deixar pontos de rede onde irei aplicar p.e. video-porteiro, camaras no interior / exterior, ligação elétrica para aplicação de sensores, aplicação de caixas fundas. Sugerem que tenha mais considerações em mente?

Em relação a interruptores de escada, ou seja, mais que 1 interruptor para ligar/desligar um circuito de luz, encontrei este post a explicar como ultrapassar esta questão. Alguém tem alguma sugestão quanto a este tema, ou será este o caminho certo a seguir para ter dois interruptores a controlarem o mesmo circuito, ou seja, ligar o circuito num interruptor e desligar no outro, e vice-versa?

Para já penso que estas são as minhas questões iniciais. Agradeço desde já toda a ajuda de todos!

(Pedro Januário) #2

Eu acabei por mudar de ideias e o som vai ser feito com o google assitant até porque assim resolve dois problemas de uma vez e agora eles também são fazem “sync” entre eles.

Em relação aos interruptores touch a unica chamada de atencao que tenho é que nem toda a gente se adapta a eles, nomeadamente crianças e idosos. Contudo se colocares interruptores wifi em todo lado podes usar instalação em estrela, julgo que o preço também não será barato.

A instalação em estrela fica mais cara porque usas mais cobre.

Quanto a parte do dimmable eu também queria ter na sala, mas tou a pensar em depois optar em colocar uma lampada inteligente, ainda não vi nenhuma solução interessante pra isso mas se alguem souber que avise.

(Alexandre Gusmão) #3

Obrigado pelo teu feedback.
Tenho em casa um sonoff de 1 gang e montei um simples sistema fechado para começar a entender a coisa. Como a esposa gosta, para mim está ótimo. A questão que permanece é se é possível juntar a funcionalidade de dimming. Realmente seria interessante.

Relativamente à instalação em estrela, é mais cara, e por isso precisava saber as verdadeiras vantagens e se o aumento de preço compensa.
Obrigado.

(Pedro Januário) #4

É mais cara mas vai ainda assim sair mais barato dos que os sonoff, julgo eu…

(Ricardo Reis) #5

Quanto aos interruptores para dim, os sonoffs não vão servir, esses só fazem o ON ou OFF. Penso que os únicos que existem no mercado são estes: Tuya Dimmer

Aproveito para dizer que aconselho a passares cabo para perto das cortinas, um dia mais tarde podes querer meter motor e já fica pronto. Digo isto porque estou a automatizar as cortinas e agora que a casa está pronta, tenho que andar a puxar cabo de outros pontos, e algumas situações fica meio visivel.

(Alexandre Gusmão) #6

Não percebi como comparas o valor da instalação eletrica em estrela com a utilização dos sonoff. Podes explicar-me sff?

Se com os sonoff não é possível fazer on/off com função de dimmer, talvez com estes seja possível.

A questão é se será possível aplicar tasmota para integrarem no HA.

(Marco Ervões) #7

Instalação eléctrica em estrela??? Essa é nova para mim, o que conheço é arranque de motores em estrela/triângulo.

Eu fiz a minha moradia recentemente e optei por colocar sonoff 4ch para toda a iluminação, e sonoff dual para os estores.

(Alexandre Gusmão) #8

Ou seja, optaste por interruptores tradicionais com sonoff’s no quadro para os controlares no HA?

(Tiago Marques) #9

Se fosse eu, tubagens ao quadro. Depois dos interruptores ao quadro até pode ser cabo de rede (*)
Interruptores burros, e comando no quadro.
Tens muito mais flexibilidade, e não dependes de WiFi para ter dispositivos a funcionar. Menos consumo de esps (ou similares) ligados 24/7 à espera de receber 2 comandos por dia, mais firmwares, mais updates, mais bugs… Enfim :roll_eyes:

Se os fios das lâmpadas vierem do quadro de forma independente, e os dos interruptores tb, não ficas dependente de 50+ equipamentos

Se um dia não quiseres o sonoff como o mervoes, ou o shelly 4ch, metes um PLC. Um mundo de possibilidades… Eu infelizmente comprei a casa já com estuque nas paredes :tired_face:

(Carlos Almeida) #10

A Martin Jerry tem uns interruptores com dimm espetaculares…pena não dar para as caixas de cá… :sleepy:

(Luís Miguel Andrade) #11

No cenário de teres os equipamentos de controlo no quadro, deves ter em referência determinados conceitos e princípios.
O conceito de ter atuadores (lâmpadas, tomadas,…) e sensores ( interruptores, sensores presença, temperatura,…) não obriga a que tenhas necessariamente de colocar muitos mais tubos (2,3,4 vezes mais). Podes utilizar a instalação tradicional, só com um tubo de maior diâmetro (ex: iluminação mesa sala, tv, sanca,…) o que necessitas é ter fases separadas para cada ponto de luz (um cabo com mais fios, no mesmo tubo) diretamente ao controlador. O mesmo princípio serve para os sensores (interruptores,…).
A principal diferença para o sistema tradicional é que os sensores não estão ligados diretamente aos atuadores. Ficas com redes separadas e depois são “unidos” pelo equipamento de controlo.
Quanto mais afastado estiver o quadro principal, maior o comprimento dos tubos e cabos. Será sempre recomendado centralizar e/ou distribuir por vários quadros e interligar os mesmos com rede estruturada ou bus, dependendo da escolha do sistema.

(Alexandre Gusmão) #12

A minha ideia passa por não gastar muito, até porque a construção da casa já me vai deixar algo depenado.

Por isso a minha ideia passava por interruptores sonoff ou então por dimmers fibaro ou qubino por exemplo. Depois a nível de sensores pensei em utilizar os da xiaomi por terem uma boa longevidade a nível de pilha, mas não descarto sensores ligado por fio.

O cenário que o Luís descreveu parece-me ser um cenário para ser montado por alguém que entenda da matéria.

Cheguei a pedir um orçamento de knx e o valor foi aos 13.000€ sem a componente elétrica. Isto fez com que abandonasse a ideia e fazer-me voltar para o home assistant, tentando fazer as coisas por mim de forma muito mais barata. Sei que não vou conseguir ter tudo cablado como deve ser (exemplo dos interruptores), mas queria fazer o melhor possível.

(Luís Miguel Andrade) #13

Podes optar por colocar um duplo sistema para ligar/desligar e dim. Por exemplo: um sonoff touch (vai ligar o circuito da lâmpada) e uma lâmpada com dim (Philips, ikea,…). Neste cenário de iluminação em grupo, nunca vais ficar dependente da parte central (HA) para ligar uma lâmpada. Caso pretendas fazer o dim podes colocar outros interruptores que vão enviar informação ao HA que por sua vez envia o dim para a lâmpada.

(Luís Miguel Andrade) #14

O cenário mais económico é ter shelly ou sonoff nos interruptores, com uma instalação tradicional elétrica.
Uma solução de compromisso poderá ser conforme o @Mervoes apresentou.
A título de investimento um sistema knx será sempre mais caro. Contudo, a valorização do imóvel poderá refletir o valor.

(Alexandre Gusmão) #15

Utilizar interruptores standard e depois aplicar shelly/sonoff também é uma opção válida.

Uma questão: Os sonoff dual r2 para controlar os estores foram descontinuados? Não os consigo encontrar em lado nenhum. Só encontro sonoff pow R2.

(Jorge Assunção) #16

Google is your friend…

https://sonoff.itead.cc/en/products/sonoff/sonoff-dual

https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=570_2198_2585&products_id=096-6153

https://www.ebay.com/p/Sonoff-Dual-R2-Wireless-WiFi-Smart-Switch-Module-Remote-Control-Automation-Home/10020327409

(Alexandre Gusmão) #17

Não tinha encontrado no ebay. Obrigado!
Os outros já tinha visto, mas como não dizem R2 pensei que não fossem o mesmo modelo. Onde tenho lido fazem questão de dizer que tem mesmo de ser o modelo R2 para permitir controlar os estores.

(Tiago Marques) #18

Não és o único à espera das versões europeias da da mj :sunglasses:

(Marco Ervões) #19

Aquilo que eu te aconcelho e foi o que eu fiz na altura de pensar construir, foi ir às compras ao Chinês. Isto é AliExpress e comprei vários sonoff para testar, wemos d1 nodemcu sensores, etc etc e comecei a fazer testes em bancada até chegar a uma conclusão.

(Alexandre Gusmão) #20

Obrigado pela dica @Mervoes.
No entanto wemos d1 e nodemcu ainda são coisas que não fazem parte do meu vocabulário. Pelas várias coisas que já passei, estas ainda não me passaram pela frente.