Flashar e configurar o Sonoff Bridge

(Rodolfo) #92

Comando da MEO? Mas o comando é por IRDA não é RF, certo?

(Bruno Melo) #93

Tens razão… Então tenho de ver com o que posso testar… É que ele queria usar para os estores que têm controlo remoto. Mas como não aparecem os códigos no sonoff tenho de arranjar uma alternativa para testar…

(Douglas Machado Baptista) #94

Olá! Eu configurei conforme o tutorial e funcionou perfeitamente. Criei a automação e funciona. Porém eu precisei reinstalar o HA e após reinstalar a automação parou de funcionar.

No MQTT aparece conectado ao mosquitto e vice-versa. A automação é com um sensor de porta, a qual peguei o código para poder utilizar na automação. Eu posso colocar o código da automação, mas como falei estava funcionando e não foi alterado nada (o ip é o mesmo, o código data é o mesmo, login e senha são os mesmos)

Alguém tem ideia do que pode ser? Quando eu aciono o sensor aparece no console o código, tudo certinho, mas a notificação que me enviava pelo telegram não ocorre, já testei o gatilho da automação e envia o telegram.

(Nuno Neves) #95

E a automação não estará desactivada?

(Douglas Machado Baptista) #96

Exatamente isso. Segunda vez que esqueço. Muito obrigado!

(Bruno Santos) #97

Olá !

Obrigado pelo tutorial. Estou a agora a começar e ainda tenho algumas duvidas, nomeadamente, é necessário instalar algum broker MQTT no HA ou ele já tráz integrado ? É que nos ADDONS tenho lá visto o mosquito e outros…

obrigado

(Jorge Assunção) #98

Instala o addon Mosquitto Broker dos addons oficiais.

(Bruno Santos) #99

Muito agradecido pela rápida resposta !

(Bruno Santos) #100

Olá novamente !
Segui o tutorial para flashar o SONOFF bridge e integrar no HA. Fiz tudo, mas a lampada não acende… :expressionless:

As configurações são:
Sonoff basic onde está ligado candeeiro - que funciona bem sozinho

# switch
switch:

- platform: mqtt 
    name: "sonoff_lamp"
    state_topic: "stat/sonoff_lamp/POWER"
    command_topic: "cmnd/sonoff_lamp/power"
    availability_topic: "tele/sonoff_lamp/LWT"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    qos: 1
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"
    retain: true   

E o código para a automacao, baseado no que foi colocado no tutorial:

automation:
        - alias: Luz candeeiro
          hide_entity: true
          trigger:
                  platform: mqtt
                  topic: tele/sonoff_lamp/RESULT
          condition:
                  condition: template
                  value_template: '{{trigger.payload_json.RfReceived.Data == "EEA0FE" }}'
          action:
                  service: homeassistant.turn_on
                  data:
                          entity_id: switch.sonoff_lamp

Pelo HA consigo ligar e desligar a lampada…

Uma ajuda era porreiro ! :slight_smile:

O RF code aí colocado é o que aparece na bridge quando ativo o PIR

(Rodolfo) #101

Já verificas te se a automação está activa?
O que podes fazer é por baixo do “alias” colocares
initial_state: true

(Bruno Santos) #102

como vejo se as automações estão ativas ? Desculpa se isto é pergunta de novato… :expressionless:

(Jorge Assunção) #103

O código da automação está mal formatado. Tens a certeza que colaste bem o código?

(Bruno Santos) #104

Sim.
Eu uso o VIM para editar e em cada novo topico com os 2 pontos ( : ) a seguir ele automaticamente indenta a linha… E tem funcionado… Mas posso alterar com espaços…

Eu vou à configuração -> Geral - Configuration validation e ele dá que está tudo certo…

Existe algum lado onde possa ver se chega alguma coisa ao HA ? algum log ou algo parecido ?

(Jorge Assunção) #105

O YAML não pode ser identado com tabulações, tens de usar apenas espaços.

(Bruno Santos) #106

Já descobri um erro, mas ainda não dá nada… :frowning:

No trigger, o topic é o da bridge e não da lampada, certo ?

O nome do sonoff basic (onde está ligada a lampada) é sonoff_lamp e o nome da bridge é sonoffBridge.

O switch - depois no action - é switch.sonoff_lamp ou outro qualquer ?

(Bruno Santos) #107

O codigo da automacao deverá ser colocado no configuration.yaml ou automations.yaml ?

(Bruno Melo) #108

O código tem de ser colocado no yaml Automations. Caso não uses os packages.

(Bruno Santos) #109

yuppppi ! Já funciona ! :smiley: :smiley:

Muito muito agradecido. É que no tutorial diz que é para colocar no configurations.yaml e não no automations… Daí a confusão.

Agora só falta descobrir como desligar ao final de x minutos quando não for detectada nenhuma presença ! :smiley:

Muito muito obrigado

(Jorge Assunção) #110

Isso que queres “descobrir” já foi respondido diversas vezes aqui no fórum. Basta procurar e até tem exemplos!

(Guilherme Benetti) #111

Olá pessoa, estou tendo uma dificuldade com sensores de porta, são RF e estão funcionando com o sonoff bridge com tasmota, porém ao reiniciar o home assistant o status dos sensores retornam como “off”, mesmo que as portas e janelas estejam abertas

binary_sensor:
    name: "Sacada da Sala"
    payload_on: "18740A" 
    payload_off: "18740E"
    device_class: door
    state_topic: "tele/sonoffbridge/RESULT"
    value_template: '{{ value_json.RfReceived.Data}}' 

Tentei colocar um retain: true no código acima porém o check do hassio retorna que o retain não é suportado.

Tentei utilizar uma automação com mqtt.publish, porém não consegui fazer funcionar.

- alias: Porta da sacada retain status
  initial_state: on
  trigger:
      topic: "tele/sonoffbridge/RESULT"
  condition:
    - condition: template
      value_template: "{{ trigger.payload_json.RfReceived.Data in ('18740A','18740E') }}"
  action:
    - service: mqtt.publish
      data_template:
        topic: "tele/sonoffbridge/RESULT"
        payload: "{%- if trigger.payload_json.RfReceived.Data == '18740A' -%}ON{%- else -%}OFF{%- endif -%}"
        retain: True