Home assistant deixa de funcionar

(Luís Miguel Andrade) #10

Não obstante do problema vir a estar relacionado com software ao nível do HA, será conveniente algum tipo de despiste relacionado com o hardware, SO ou algum serviço.

• Quando dizes que o HA deixa de funcionar, significa que funciona normalmente e deixa de funcionar (passado quanto tempo)?
  • Ficas sem acesso ao raspberry como se o sistema tivesse ficado “congelado” ou é só ao HA?
  • Consegues verificar as temperaturas quando acontece ou logo após?
  • Podes monitorizar (htop) o comportamento “anormal” do cpu, ram, swap,… ou algum serviço?
  • Podes trocar o transformador, ou verificar o correto funcionamento?

… outras futuras questões, relacionadas com o cartão sd.

(Jgracio) #11

Muito obrigado @Luis_Andrade ,

Quando digo que o HA deixa de funcionar quero dizer que toda a automação deixa de responder e, após o reboot, não há qualquer informação em arquivo relativos ao período de paragem. No entanto a parte web do lovelace continua activa e consigo mudar de screen mas sem a actualização da informação das entidades do HA. Este períodos de actividade após rebood são de várias horas até alguns minutos (10 minutos).

Depois disto continuo a ter acessso remoto aro rpi via SSH onde faço o reboot.

Tenho um sensor de temperatura e atividade do CPU do rpi antes da falha e não identifica nada de anormal. Não tenho ram nem swap mas poderei tentar acrescentar nas janelas de funcionamento do HA.

Sim, vou trocar de fonte de alimentação e ver se alguma coisa se altera.

Há algum tutorial/aplicação para replicar o cartão SD?

(Jorge Assunção) #12

@jgracio
Pela descrição tem todo o aspecto de ser um problema de corrupção de um, ou mais, ficheiros. Se for esse o caso, replicar o cartão é replicar o problema.

Aconselhava-te a fazeres uma nova instalação num outro cartão para despistar o problema.

(Luís Miguel Andrade) #13

Sendo o processo mais rápido o clone do cartão, podes começar por esse despiste. Contudo, como o @j_assuncao disse… aparentemente, está relacionado com algum ficheiro corrompido e o erro vai ser replicado no clone. Este processo poderá ser útil ou até solução (caso o cartão esteja a ficar com “stress” e promova erros aleatórios) e antes de fazer o processo de eliminação, por segurança de dados (mesmo que alguns estejam corrompidos).

Antes de fazer uma reinstalação de raiz tentaria apagar a bd do ha, reinstalar o mosquito e eventualmente algum outro addon que guarde informação. Fazendo o processo individualmente e testando antes de ir para o próximo addon. Isto caso não seja necessário guardar histórico.

(Jgracio) #14

Obrigado @j_assuncao e @Luis_Andrade

Seguindo os vossos conselhos vou indo passo a passo. Para já clonei o cartao SD e substituí a fonte de alimentação. Passei também a monitorizar a ram e swap livres. Vou ver se o problema persiste antes de qualquer reinstalação parcial ou total.

Há alguma forma de monitorizar a tensão de alimentação ao rbp ou de detectar os erros de subtensão?

(Luís Miguel Andrade) #15

Consegues monitorizar a voltagem… mas, não será nada que possa servir de referência se tiveres problemas nessa matéria.

Se pretendes ter esse nível de monitorização, controlo e segurança,… mais rapidamente assistia a alimentação com uma ups e mudava o sistema do HA para um NUC.

(Jgracio) #16

Obrigado
O HA voltou a parar após trocar de fonte de alimentação. Instalei a versão 0.93.1 e durante a noite não voltou a parar … boas perspectivas.

Dada a dependecia que nesta altura já tenho do HA/Node Red/MQTT/ …tenho que implementar uma solução mais robusta: PI3 com UPS?, NUC?, Box Android?? - Um projecto a pensar até ao próximo crash …

(Luís Miguel Andrade) #17

Se queres algo robusto, versátil, simples de manter e com altos níveis de segurança e redundância o ideal é uma UPS a alimentar um NUC com proxmox e uma VM para o Hass.io.

Tens vários membros da nossa comunidade que mudaram para este sistema e só dizem bem até ao momento. Certo @j_assuncao @jpm @Encarnacao @Mervoes @miruim

(Jorge Assunção) #18

Certíssimo @Luis_Andrade!

(Rui Duarte ) #19

Mais certo não podia ser @Luis_Andrade

(Jgracio) #20

O HA voltou a parar … vou então reinstalar os addons antes de reinstalar tudo desde o zero. O frustrante é não ter qualquer log que possa ajudar a chegar à falha !!!

Obrigado pela sugestão relativamente à configuração mais musculada.
Utilizando uma piada recentemente transportada para o futebol - não basta ter um Ferrari, é necessário ter mãos para ele. Sou um curioso nesta questão dos micro controladores e apenas vou mantendo (e agora nem isso) o HA porque vou tendo o vosso apoio aqui no forum. Gerir um servidor “promox e uma VM” transcende totalmente os meus conhecimentos e, provavelmente, não falharia pela máquina mas sim pelo seu operador que seria suposto dar-lhe assistência. No entanto vou ver mais qualquer coisa de NUCs e Promoxs e … quem sabe ?

(Luís Miguel Andrade) #21

Se consegues ter capacidades para configurar o NR, yaml,… instalar on Proxmox e uma VM é muito mais simples. O sistema pode parecer um pouco “assustador” e dissuador na forma apresentada. Contudo, na prática é precisamente o oposto.

Para ajudar outros membros da nossa comunidade, estamos a pensar fazer um tutorial para a instalação do HA em Proxmox em breve, caso o interesse seja geral, visto o tema ser um pouco lateral ao HA.

(Jorge Assunção) #22

@jgracio o Proxmox com VMs não tem muito que saber, na minha opinião. Mas como se costuma dizer Devil is in the details…

Nada melhor do que usar para aprender e isto aplica-se em várias situações. Podes utilizar uma máquina mais antiga e fazeres uma instalação de Proxmox. Depois crias uma VM com o HA e usas para testes. Vais ver que ao.fim.de algum tempo estás totalmente rendido com a facilidade de utilização mas acima de tudo com a rapidez com que fazes rollback a um upgrade que corre mal ou uma alteração das configurações impede o HA de arrancar.

Ao fim de algum tempo vais perguntar a ti mesmo.porque não usavas isso à mais tempo, garantidamente!

(Filipe P Marcato) #23

Conte com o meu interesse no tema. Já conhecia o VM Virtual Box e VMware mas apenas para aplicações simples domésticas, foi com os posts aqui da comunidade que tomei conhecimento do Proxmox e me despertou muito interesse. Já que apesar de novo no mundo HA tenho ficado cada vez mais dependente das automações e principalmente dos alarmes e com isso aumentava a preocupação com uma eventual falha de hardware. Principalmente para instalações em sítios remotos como eu pretendo fazer.

(Jgracio) #24

Despertaram-me a curiosidade (além da necessidade).
@Luis_Andrade, estou interessado no tutorial mas vou já seguir o conselho do @j_assuncao

(Luís Miguel Andrade) #25

O processo de instalação é simples… só uma atenção antes de começar: verificar se o cpu suporta a virtualização (vtx para Intel) e está ativado na bios em virtualização.

O tutorial servirá também para dar alguns truques e dicas com o objectivo de ter guidelines e conseguir um sistema o mais optimizado possível.

(Hugo Encarnacao) #26

@Luis_Andrade nao poderia estar mais certo, quando na primeira vez me aconselhou a usar o proxmox, foi sem duvida das melhores escolhas que fiz…
acabei por comprar um NUC e por o proxmox a correr nele… o proxmox acabou por me dar um melhor control ao meu HA, uma vez que posso criar varias VM para diferentes situações, no meu caso tenho (VM para produção e VM para beta releases)deu me também a vantagem dos rollovers e backups que sao super rápidos, acabando com as frustraçoes que tinha muitas das vezes quando usava o RPI, com isto nao estou dizendo que usando o RPI ou outros sistemas sejam maus, apenas posso falar da minha experiencia e sem duvida que a aquisição de um NUC e de por tudo a correr em proxmox foi das melhores coisas que fiz…

1

(Jgracio) #27

Já tenho o HA a funcionar de forma fiável mas tive que começar do zero a instalar Raspbian, HA, …

Talvez isto seja para outro tópico mas o tema já aqui foi abordado … que especificação de NUC deverei considerar para o HA e afins em Proxmox? MQTT, NR, … ?

Obrigado

(Luís Miguel Andrade) #28

O mais importante é o cpu suportar virtualização ( para a Intel é vtx), disco (preferência ssd, não necessita muito espaço) teres no mínimo 4 GB de RAM para estares “confortável” em utilizar vários addons.

(Jgracio) #29

Acabei de receber um NUC e este fim de semana vou começar a explorar o proxmox.

Qual será a melhor organização de VMs? Hassio com ou sem raspbian? Mosquitto/Node red, … na mesma VM do Hassio ou separado?
Será possível fazer backup integral do meu RPi e depois fazer restore numa VM?

Se alguém já descobriu o caminho das pedras pode ser que não molhe muito os pés …
Obrigado