Instalar o shelly em interruptor Legrand com 4 fios? Help!

(FM) #21

Não querendo abusar, mas a ajuda foi tao preciosa que me atrevo a perguntar qual será o esquema para este interruptor, que é duplo e que também é controlado em dois sítios. Isto é este interruptor controla 2 conjuntos distintos de luzes mas do outro lado, o outro interruptor apenas controla 1. Posso utilizar 2 Shelly 1 uma vez que não tenho shelly 2

(Nuno Neves) #22

Coloca aí a imagem do outro. Em princípio podes pôr um shelly1 aí e outro no outro… Aliás, provavelmente nem daria para fazer doutra forma, mas só vendo o outro…

(FM) #23

Este também é duplo e controla a referida luz da cozinha assim como outra luz da sala.
Thanks again!

(Nuno Neves) #24

Tens multímetro? Neste caso, em princípio, vais precisar… Manda fotos di interior das caixas…

(FM) #25

Não tenho mas amanhã compro.

Caixa 1 que liga as luzes da cozinha e as luzes do exterior

Caixa 2 que liga a cozinha e a sala

(Nuno Neves) #26

Consegues mandar fotos onde se vejam os interruptores e as caixas na mesma imagem?

(FM) #27

Espero que dê para perceber.

Caixa 1

Caixa 2

(Rodolfo) #28

Ao ver aqui este tópico. Seria bom termos um tutorial destas ligações :slight_smile:

(Nuno Neves) #29

Qual era a ideia? querias controlar o quê? Aparentemente todo o “controlo” é feito no 1º interruptor, ou seja, seria necessário um shelly2, a menos que apenas pretendas controlar uma das luzes em cada interruptor

(FM) #30

Estava a pensar nisso
Quando tiver isto a funcionar coloco os esquemas nos tutorais para ajudar da mesma forma que me estão a ajudar

(FM) #31

Sim Nuno a ideia é apenas controlar 1 luz em cada interruptor.
Ou seja na caixa 1 queria controlar as luzes do exterior e na caixa 2 as luzes da cozinha

(Nuno Neves) #32

das 2 que o 1º controla, apenas pretendes controlar a que é controlada também no outro? Se sim, colaca o shelly no 1º. A ligação é mais simples que o 1º caso em que te ajudei, mas segue os mesmos princípios…
o 2º interruptor não é bom sítio para controlar nada. Se pretendes controlar a outra luz que esse também controla, terá que ser no “3º” interruptor…

(FM) #33

A caixa 1 controla as luzes do exterior e da cozina e nessa quero controlar apenas as do exterior (as luzes do exterior apenas têm um interruptor)
A caixa 2 controla as luzes da cozinha e as luzes da sala e nessa quero apenas controlar as luzes da cozinha (que tem os 2 interruptores referidos)

(Nuno Neves) #34

Pois, então nada feito… o controlo do exterior e da cozinha tem que ser feito no 1º interruptor… precisas de um shelly 2… no 2º interruptor não podes colocar shelly nenhum…

(FM) #35

Ok posso mandar vir mas podes me explicar?

(Nuno Neves) #36

no 1º interruptor tens 2 fios ligados a uma tecla - preto entrada e castanho saída; e 3 fios ligados a outra tecla (a tal das luzes da cozinha) - 2 vão para o outro comutador e o que está sozinho é a saída - funciona como o que te ajudei antes…

(Nuno Neves) #37

ALERTA! Este esquema de ligações apenas é aplicável aos Shelly uma vez que funcionam de maneira diferente do “habitual”! Não usar em sonoffs ou equivalente!

(FM) #38

Então, com o Shelly 2 funciona porque tem 2 comutadores, é isso? E assim sendo, como é que ficava o esquema? (vou fazer a encomenda de 2)

(Nuno Neves) #39

Basicamente, cada uma das saídas que descrevi acima ligam aos S1 e S2 do shelly e os fios que lá estão ligados neste momento ligam ao O1 e O2 do shelly. De resto é só arranjar alimentação para o shelly…

(FM) #40

Então se colocar 2 shellys 1 nesta caixa, uma vez que tenho espaço, seria possível?