Instalar o shelly em interruptor Legrand com 4 fios? Help!

(Nuno Neves) #41

Se tiveres espaço, sim, claro, no entanto ficas com 2 “aparelhos” a gastar 24/7 vs apenas 1 e o preço de 1 shelly 2 é o mesmo de 2 shelly1…

(FM) #42

Percebo. Vou encomendar uns shelly2.
Está a acontecer uma coisa de que não me tinha apercebido e não sei se é comportamento normal: se ligar as luzes remotamente e de seguida for ao interruptor, ele não as desliga à 1ª, tenho de voltar a carregar no interruptor para isso acontecer, como se o interruptor tivesse de estar na sua posição original de ligar ou desligar, parece-te normal? Isso acontece com os 4 shellys que coloquei até agora e um deles, é um interruptor normal, não é duplo…

(Nuno Neves) #43

Ser simples ou duplo não afecta isso… Escreve na consola switchmode 2 e depois diz coisas…

(FM) #44

Desculpa, consola? onde, no HA?

(Nuno Neves) #45

Não, na página web do próprio shelly… Está flashado com tasmota, certo?

(FM) #46

Não está flashado, estou a utilizar um custo component para o HA.

(FM) #47

custom_component:

(Nuno Neves) #48

Bem, nesse caso não te posso ajudar, mas só te posso dar um bom conselho:
Instala tasmota! Isso provavelmente resolve-te o problema…
Pelo menos para mim, ter iot ligado a clouds é má ideia…

(FM) #49

Não estão ligados à Cloud, não ativei a opção na aplicação dos shellys. Mas tu tens shellys com tasmota e funcionam bem, isto é, não acontece este problema?

(Nuno Neves) #50

Não tenho, mas os amigos que têm não têm esse problema…
Se calhar consegues resolver isso na app dos shelly, não sei…

(FM) #51

ok, em caso de os querer flashar, preciso de um dispositivo usb, recomendas algum?

(Nuno Neves) #52

Precisas de um ftdi ou usb uart… Procura no fórum como flashar sonoffs… Para o shelly 1 é parecido mas ainda mais fácil… Para o 2 é mais difícil…

(FM) #53

Vou ver isso. Neste momento tenho os quartos ligados e a sala. Tenho mais uns interruptores de pressão que não sei bem como lhe pegar e outros que estão ligados a sensores de movimentos.
Mas vou fazer uma pausa para a passagem de ano.
Anyway, quero agradecer-te muito pela ajuda que me estás a dar, nunca conseguiria sozinho.
Já agora, és eletrotécnico para perceberes tanto disto?

(FM) #54

Bom dia
Nuno, fiz o esquema de como está o interruptor duplo da cozinha. Então com um shelly 2, para ligar as luzes da cozinha e/ou do exterior, como ficava?
Muito obrigado

(Nuno Neves) #55

Neste momento não consigo fazer o esquema, mas faz tu baseado no que escrevi acima e eu depois verifico e corrijo… :wink:

(Rui Duarte ) #56

Eu poderia dar uma sugestão.
Os shelly na minha opinião são fraquinhos até a nível de captação de wifi. No interruptor tens 4 fios. Os 2 de cima onde tem uma seta impressa no próprio interruptor são as saídas. Os 2 em baixo é uma fase de vem de um lado e o outro segue para outra divisão. Se desligares um dos de baixo ou ficas sem luz nessa divisão ou se continuas a ter luz há outra divisão que deixou de ter, certo? Os 2 fios são um só em que o interruptor para além da alimentação das lâmpadas faz a união dos fios.
O que eu e por experiência aconselho é se ainda não mandaste vir é que optes por bh Onofre. Os shelly para além de fracos e eu digo isso porque tenho 2 a funcionar, os bh Onofre são muito, mas mesmo muito melhores e são portugueses, com um firmware fantástico.
É o conselho que aqui eu deixo.

(Nuno Neves) #57

@miruim, ou percebi mal o que descreveste, ou estás errado… Aquilo é um comutador duplo e não um interruptor! Os fios não fazem o que descreves, cuidado!
Quanto a shelly vs bhonofre, no caso de comutadores, os shelly funcionam melhor porque estão mais imunes a interferências nos fios entre os 2 comutadores e exigem menos modificações das ligações…

(FM) #58

Nuno, não paras de chamar nomes estranhos… não sei se é um comutador, sei que liga 2 conjuntos de luzes e de facto também faz a comutação com o outro interruptor da sala, mas parece me que o meu esquema está certo, verifica pela foto por favor:

(Rui Duarte ) #59

Tenho esses interruptores em casa e até tirei fotos.
Julgo que estamos a falar de interruptores iguais

(FM) #60

Rui, muito obrigado pela sugestão do Onofre.
Não sei dizer se os interruptores são iguais, mas não me parecem ser. o meu tem referência 6/2 e o teu 5 ??