Medidor de consumo 8 canais (suporta 20)

(Nuno Figueiredo) #21

já alguem recebeu fisicamente para dar feedback?

(Tiago Marques) #22

Acho que o @Mervoes vai ser o primeiro

(MRodrigues) #23

Encomendei na sexta-feira mas disseram-me que está esgotado e não tinham certezas se teriam stock até ao final desta semana. Assim que tenha, partilho convosco antes de o tentar instalar. Quanto mais não seja para ver se aprovam!

(Tiago Marques) #24

O @Mervoes já está a ligar o dele

(MRodrigues) #25

@Mervoes, temos novidades da instalação? Se puderes tirar umas fotos para ilustrar a instalação , seria muito útil!

(MRodrigues) #26

Já têm stock e foi enviado. No fim‑de‑semana já posso dar uma vista de olhos. Estou curioso na integração com HA. Nesta fase parece-me que um iframe será a opção mais rápida. Sugestões?

(Tiago Marques) #27

Um iframe não é integração, é preguiça. Pior ainda porque estás a limitar a dimensão do ecrã.

A integração com o HA é feita via mqtt. Ainda estou a tentar decifrar os tópicos, mas não tenho tido tempo para pegar nisso.

(MRodrigues) #28

Se for possível era excelente. Agora fiquei curioso… como é que é feita a ligacao mqtt? O dispositivo liga à cloud directamente? Ou é possivel apontar o mesmo para um servidor mqtt nosso?

(MRodrigues) #29

Perguntei antes de ler… está escrito na página deles… e fala que a integração com home assistant está para breve :slight_smile:

(Ruben Nuno Meneses) #30

Encomendei um dispositivo destes pois parece ser um projecto muito interessante. As pessoas aqui que encomendaram: demorou muito tempo a receber?

(Roberto Faria) #31

O meu demorou 2 dias.
Já fiz a instalação e integração com HA. Segui o ficheiro exemplo que está na página,

https://www.datawatt.pt/files/configuration.yaml

As leituras parecem corretas.
Ficou assim:

image_sensor

(Jorge Assunção) #32

Calibraste isso primeiro, certo?

(Ruben Nuno Meneses) #33

Só apresenta o consumo instantâneo?

(César Veloso) #34

Se já tem compatibilidade com o HA, vale bem apena comprar :slight_smile:

(Tiago Marques) #35

Não. Tens vários tópicos, cada um com um valor

(Tiago Marques) #36

A compatibilidade é poder tirar os dados do mqtt deles, ou copiar para o teu local. Em princípio será possível aceder localmente no futuro, mas por enquanto esta é a única possibilidade.

(MRodrigues) #37

Podes partilhar uma foto da instalação? Se tiveres outros quadros secundários noutras localizações da casa há forma de incluir na monitorização?

(Tiago Marques) #38

Tipicamente deves ter um disjuntor no quadro principal que ‘controla’ o segundo. Se medires esse estás a fazer medição do segundo quadro.

Para os disjuntores independentes do segundo quadro creio que terás de adicionar um segundo datawatt.

(MRodrigues) #39

Tenho 4 quadros :frowning:
Mas vou focar no principal… e meto um sensor no que sai para os restantes e faço a medição agregada. Este fim‑de‑semana já devo instalar :slight_smile:

(Roberto Faria) #40

Sim, é preciso configurar/calibrar os sensores.
No manual explica como dever ser feito esse passo.
Também mapeia os sensor aos respectivos locais.