Melhor "Setup" para ter um HA Seguro

(Nuno Godinho) #21

@Luis_Andrade exacto, o dentro para dentro e o dentro para fora são normalmente esquecidos. Eu neste momento tenho 3 subredes (associadas 3 VLANs):

1. Privada
    Na privada estão os servidores e computadores e telemóveis e afins.

2. Domótica
    Na domótica está tudo o que é de domótica (sonoffs, impressora, ares condicionados, sonos, etc.). Esta sub-rede não consegue aceder a nada. Aliás, no router chama-se JAULA. Mas tenho algumas regras específicas para, por exemplo, as Sonos conseguir aceder ao Spotify. E tenho uma bridge de mDNS entre esta sub-rede a privada para a impressora poder ser descoberta pelos telemóveis e para conseguir controlar as Sonos e ares condicionados e etc.

3. Convidados
    Só dá acesso à Internet, mais nada. Até o meu laptop do escritório (que não precisa de aceder a nada caseiro) está ligado esta.

Deu algum trabalho no início. Mas agora é um descanso e sinto-me preparado para o que aí vem.

Curiosidade: quando passei o Xiaomi Gateway para esta sub-rede ele deixou de funcionar. Descobri que conversava com a China. E quando não conseguia conversar com a China deixava de funcionar. Era o que faltava. Substituí-o por um dongle Zigbee e acabou-se o problema. Nada de dependências externas, e muito menos quando não são fundamentais.

(Luís Miguel Andrade) #22

A minha rede é um pouco mais dividida… colocando os devices wifi (tasmotas e afins) na rede IDiot :wink: para garantir qos face a multicast, streams,…

Essencialmente a divisão da rede é mais na base dos serviços/portas e autorização de comunicações.

Basicamente é isto, com regras de firewall nas subnets das Vlans:

(Nuno Godinho) #23

Uau! A tua rede impressiona! E eu a julgar que 3 VLANs em casa já era complicar demais!

(Luís Miguel Andrade) #24

A minha rede é cerca de 4x maior do que a imagem :wink: … por ter basicamente 3 redes iguais para desenvolvimento, testes e mais uma para trabalho… já sem contar com outras redes que vou criando e destruindo para algum projeto.

Adicionalmente, falta ainda a parte de redundância de ligação de internet e a que está isolada para a parte de IPTV da box do operador… que praticamente não utilizo porque tenho o meu próprio servidor de IPTV com origem no sinal do operador.

(Nuno Godinho) #25

Estou impressionado :slight_smile:

(João Resende) #26

Adorava ter capacidade financeira para adquirir esse hardware e fazer o mesmo :grinning: já agora, qual é a tua operadora? Ligas da ONT (no caso de ser fibra) ao edgerouter? E que equipamento utilizas para o HA ?

Eu sei que são muitas perguntas. :wink:

Parabéns pelo teu setup

(Luís Miguel Andrade) #27

Não é necessário grande capacidade financeira. Consegues adquirir na internet equipamentos empresariais usados (switch, routers e aps da cisco, aruba, … ) a baixo custo que permitem fazer o mesmo.

A minha ligação principal é da MEO fibra com ONT ligada diretamente a um router onde recebo mais 2 ligações para backup (NOS e 4g) de outro router.

Atualmente, estou com o HA numa VM dentro de um cluster de alta disponibilidade em proxmox e ceph, feito com 3 firewalls antigas que modifiquei.

(Filipe P Marcato) #28

Sensacional! Parabéns! Gostaria muito de um material de como montar um cluster semelhante a esse. Ele é completamente redundante a falha de hardware? Se puder passar mais informações será muito legal.

(Luís Miguel Andrade) #29

@Filipe_P_Marcato

Totalmente redundante a falhas totais de cada um dos equipamentos. Pode no limite ficar só um equipamento operacional (não é recomendado por questões de quórum).

A forma como tenho configurado pode falhar um em três e as VMs passam automaticamente para os outros sem qualquer intervenção humana. Na parte de recuperação (quando o que falha volta a ficar disponível), a distribuição das VMs volta ao normal de forma automática.

Passar de um equipamento para outro, uma VM é praticamente impercetível (tive no máximo meio segundo de indisponibilidade) mantendo todas as operações e transações sempre online.

(Filipe P Marcato) #30

Profissional! Posso montar o cluster com duas caixas dessas x86/AMD64 vendidas na china para uso com pfsense ficando uma como Master e outra como Slave? Você roda Debian na VM?

(Luís Miguel Andrade) #31

@Filipe_P_Marcato

As boas práticas recomendam 3 equipamentos para teres quórum de decisão. Dois decidem o que está correto se 1 falhar, por decisão de maioria. No caso de ser só 2 pode dar problemas se ambos “pensarem” o mesmo.

Sim essas máquinas servem perfeitamente. O mais importante é verificar se tens capacidade de virtualização do cpu (para a intel é vtx). Não é necessário e muito menos obrigatório as máquinas serem iguais. Podes ter uma mais potente e as restantes servirem só para aguentar a carga em caso de falha.

No meu caso tenho Debian na VM do HA, por ter outras VMs por base nessa distribuição (ex: OMV, …). O proxmox inclusive é também com base em Debian. Contudo é indiferente podia ser Ubuntu, …

(Nuno) #32

Parece-me consensual que a melhor forma para se aceder ao HA é através de VPN, sem abertura de portas no router… mas neste caso como devemos configurar o HA?
Por exemplo, para uma nova configuração do Hassio, como deveremos configurar o acesso http, instalamos ou não o duckdns, deveremos encriptar as comunicações?
Podem-me dar a vossa opinião de como deverei e o que deverei configurar, tendo em conta que necessito comunicação mqtt (tasmota), zwave, zigbee, wireless e que pretendo adicionar brevemente alexa/google home e node-red?

(Jorge Assunção) #33

Para o acesso normal ao HA via VPN basta http. Mas o problema está na utilização do Google Home, e penso que dá Alexa também, pois tens de ter um domínio com SSL para puderes utilizar.