Novo Projecto - domótica em Casa

(Nuno Santos) #1

Olá a todos,

Gostava de obter ajuda da vossa parte, vou remodelar uma casa do zero! Quero tentar implementar algumas sistemas de inteligentes ! luzes, estores, sensores portas, …
Visto ainda estar tudo numa fase inicial posso colocar tudo de inicio! O que aconselham a ler sobre o assunto ou videos com tutoriais

Obrigado a todos pela ajuda.

(Pedro Januário) #2

Julgo que esta thread te vai poder ajudar: Reconstrução de casa e projeto sistema domotico

Se indicares o teu background e o que procuras também te podemos dar dicas ou guiar, DIY vs Ready to use

(Luís Miguel Andrade) #3

Depende sempre do valor que pretendes gastar.

Tens soluções de todos os tipos… desde as mais económicas por wifi… até sistemas mais robustos por cabo como o KNX. Ou, optar por uma solução híbrida

Dependendo do pretendido, o tipo de rede terá de estar desenhada para o efeito no momento da construção.

(Nuno Santos) #4

A ideia inicial será colocar um sistema paralelo, permitindo ligar “manualmente” e domóticamente! A casa como vai ser um remodulação, quero já deixar espaço quer nas calhas, interruptores, tomadas e bastidor para depois colocar os aparelhos!

(Jorge Assunção) #5

Deves colocar em todos os.interruptores e tomadas caixas de dupla profundidade para ficares com folga para equipamentos do tipo Shelly.

(Flávio Afonso) #6

Isto!!

Passa também o neutro em todas as tomadas se não tiveres ainda.

(Luís Miguel Andrade) #7

Para além dos neutros e caixas dupla profundidade deves também considerar: tubagem de maior diâmetro; rede estruturada em todas as divisões com diversos pontos por divisão (a mesma substitui a rede telefónica), considerando pontos de rede no quadro e outros locais (teto falso para pontos de acesso,…). Se possível, colocar tubagem para sensores; dimensionamento acrescido no quadro para expansão…
Tentar centralizar as comunicações todas (operador, switch, router, central alarmes,…) ao lado do quadro e interligado.

A reserva no número de tubos e diâmetro para pré-instalação talvez seja o maior “segredo” para teres opção futura. Considera um investimento (agora reduzido), face a mais tarde, caso pretendas… um custo muito mais elevado. Neste momento é só mais uns metros de tubo, no futuro é complicado abrir.

Caso tenhas intensão de colocar teto falso na casa toda, passa toda a tubagem elétrica e de rede estruturada pelo teto, deixando acessos entre divisões e ao quadro.

(Nuno Santos) #8

Muito obrigado pela dicas, vou levar tudo em atenção! Vai ser colocado tecto falso na casa toda, por isso toda a tubagem elétrica e de rede vai passar por lá!

Vou pedir para colocar um ponto de rede em cada divisão, mais 3 pontos de rede para colocar AP na sala de jantar e sala de estar e em mais dois corredores!

@Luis_Andrade Quando falas em sensores, são de movimento?

(Pedro Januário) #9

Luis, eu sempre me questionei o tecto falso é fechado como é que se acede depois aquilo? :roll_eyes:

(Luís Miguel Andrade) #10

O teto falso permite acesso na zona que está furada para projetores ou iluminação indireta. Podes passar guias entre as furações e depois tubos adicionais…

Contudo, a maior vantagem é no cenário em que não consigas de forma alguma aceder… será sempre mais rápido, económico e com melhor acabamento final, substituir algumas placas do que levantar o chão . Outra vantagem adicional, será separar a parte elétrica da água (chão)… no caso de inundações.

(Luís Miguel Andrade) #11

Os sensores que referia podem ser de vários tipos: movimento/ presença, inundação, fumos, gás, temperatura/ humidade, luminosidade… ou, multisensores.

Podendo estar ligados ao alarme e depois ao HA como ligados diretamente.

(Nuno Santos) #12

Qual a diferença entre os shelly e os Sonoff?

(Ricardo Reis) #13

Tamanho, os shellys podem ficar dentro das caixas dos interruptores, os sonoffs não

(Marco Ervões) #14

Bem se não tiver neutro em todas as tomadas algo está errado e não tem corrente lol

(Marco Ervões) #15

Atenção que os shelly são pequenos mas são uma treta para ligar lol shunts e mais shunts lol

(Flávio Afonso) #16

Queria dizer interruptores :slight_smile:

(Nuno Santos) #17

Mais duas questões, que peço desde já desculpas se forem muito básicas … Mas ainda estou no inícial… Será possível instalar o sonoffs em forma bypass? Ligar aos cabos do interruptor , eu posso ligar a luz pelo interruptor e quando quiser ligar pelo home assistant?
O que e o neutro?

(Rodolfo) #18

@Nuno_Santos :warning: Mexer em electricidade não é uma brincadeira nem algo que se deva levar de animo leve! A electricidade mata…

A morte é mesmo o pior que pode acontecer mas convém não esquecer que até um simples curto-circuito pode provocar um incêndio com consequências imprevisíveis e que, a não ser que mores sozinho num sitio isolado, outras pessoas (família incluída) podem sofrer com o teu acto.

Se não sabes instalar isso e tens duvidas, o melhor será pedires a alguém que saiba ou a um profissional devidamente encartado.

Peço-te por favor que consultes alguém profissional no ramo, as tuas questões para além de básicas que não têm mal ser… são perigosas. O que pode trazer problemas para ti.
Por favor caso queiras ter mais algum conhecimento, pesquisa um pouco.

(Flávio Afonso) #19

Respondendo à tua questão, sim é possível, tanto com Sonoff, Shelly ou BH Onofre.

No entanto segue o conselho do Rodolfo se não estás à vontade com instalações elétricas.

(Nuno Santos) #20

Desde já agradeço a atenção e cuidado!

Certo que vou estudar mais sobre o assunto para não correr riscos desnecessários!

Apesar a questão básica e falta de conhecimento!, não vou fazer nada que não tenho a certeza do risco! Os meus conhecimentos de eletrótecnia não ser os minimos, não me vão impedir de aprender para assim poder saber o básico sobre o assunto!

Creio que o objectivo deste forum e outros são ensinar, partilhar e chamar atenção para esses cuidados !! Por isso espero poder continuar a contar com a vossa ajuda.

Muito obrigado.