Principiante em HA e Domotica

mqtt
xiaomi
sonoff

(Gonçalo Pacheco) #1

Viva,

Sou recentemente chegado ao mundo do Home Assistance e da Domotica em geral.

O mais proximo disso que tenho (e na altura já foi com base em leituras aqui pelo forum), foi um SonOff com sensor de temperatura, para tentar controlar o aquecedor no quarto da minha pequena com eWeLink.

Nunca funcionou muito bem a funcionar com intervalos de temperatura, penso que pelo facto do sensor ficar relativamente baixo fazia com que para detectar a diferença de temperatura fosse necessário aumentar bastante a temperatura do quarto em geral.

Então, agora queria começar a fazer umas brincadeiras com o HA.

Para já tenho apenas instalado numa maquina virtual, para ir ambientando e percebendo do que se fala. O proximo passo será comprar e colocar no RPi.

Para iniciar, queria apenas medir temperaturas das divisões (quatro) da casa e do exterior.

Posteriormente, controlar o dito aquecedor consoante a temperatura.

Aqui começa a primeira dúvida: tendo em conta que a casa é alugada, não quero andar a passar fio e gostava que fossem “autoalimentados”

Pelo que vi, os sensores da Aqara resolvem o meu problema. Gostava de os utlizar com alternativa à gateway (zigbee2mqtt?!?).

Malta experiente, será esta a melhor opção?

Obrigado por qualquer ajuda que possam dar. Já percebi que isto é um mundo e as opções são muitas.

Cumprimentos,
Gonçalo Pacheco

(Jorge Assunção) #2

Antes de mais, bem vindo @goncalopacheco!

Os sensores da Xiaomi (tanto os THP como os TH) são bastante bons e a opção do Z2M permite-te no futuro poderes usar equipamento de outras marcas. E se o CC2531 não tiver alcane suficiente o IKEA tem uns repetidores de sinal bastante baratos (<10€).

Já quanto ao controlar o aquecedor muito cuidado! Material fabricado na China deve ter uma margem de segurança de uns 20% pelo menos e tendo em conta que um aquecedor “normal” tem pelo menos 2000W não conheço nada que sirva para o efeito tirando um contactor controlado por um sonoff.

Ficam aqui duas imagens e um link para perceberes o que estou a dizer…

https://www.google.com/search?rlz=1C1CHBF_enPT784PT785&q=sonoff+basic+burn&tbm=isch&source=univ&sa=X&ved=2ahUKEwjRo4qCq_HjAhX0AWMBHbxPBU0QsAR6BAgIEAE&biw=1920&bih=1009

(Gonçalo Pacheco) #3

Obrigado @j_assuncao!

Ando ainda a investigar. E a tentar perceber como funciona o HA.

Quanto ao SonOff, felizmente não tive problemas, mas confesso que nunca me lembrei de que os poderia ter.

Também talvez não os tenha tido, porque o aquecedor/convector tem 3 opções: 750w, 1250w e 2000w, mas ficava sempre no minimo. Talvez também por isso, depois de ligar nao atingia a temperatura para desligar.

Obrigado,
Um abraço

(Jorge Assunção) #4

Com esse tipo de coisas convém pensar sempre muito bem sobre o que pode correr menos bem.

Os sensores de temperatura/humidade devem ser colocados na parede a cerca de 1,10 a 1,30 do chão, embora eu costume colocar no topo da sanca da porta. Esta altura é cerca de metade da altura do pé-direito de uma casa “normal” e é a altura mais correcta de colocar os sensores pois o calor sobe (logo se estiver muito baixo não mede correctamente) e o frio desce (logo se estiver muito alto não mede correctamente).

Outra coisa a ter em atenção é que o aquecimento e o sensor não devem estar na mesma parede pois assim vai medir o calor libertado pelo aquecimento e não a temperatura do ar. Normalmente devem ficar em paredes opostas ou numa lateral.

P.S.: O sensor nunca deve ficar numa posição em que apanhe luz do sol directa porque isso vai influenciar a medição correcta da temperatura.

(Gonçalo Pacheco) #5

Bom dia a todos,

Obrigado mais uma vez @j_assuncao

Entretanto já vem a caminho (é capaz de demorar) o CC2531, mais o programador.

Tenho de começar a tratar do RPI também e dos sensores.

Irei dando novidades.

Obrigado,
Gonçalo Pacheco

(Luís Miguel Andrade) #6

Considera antes um NUC com Proxmox a correr o hass.io numa vm… e utilizares o resto dos recursos disponíveis para outras vms (nas,…). Apesar do rpi ser solução, iras ficar limitado no futuro e a experiência do presente não será a melhor… com o iminente prejuízo do cartão sd falhar (acontece com muita frequência em sistemas 24/7 com muita leitura e escrita)

Provavelmente, a maior vantagem em utilizares VM é fazeres snapshots e rollback muito rapidamente o que para quem está a começar é muito importante e irás, garantidamente, poupar muitas horas de espera.

(Gonçalo Pacheco) #7

Obrigado @Luis_Andrade.

Vou investigar essa opção, mas não será um investimento inicial considerável quando comparado com RPi?

Cumprimentos,
Gonçalo Pacheco

(Luís Miguel Andrade) #8

Depende do NUC. Se fores comparar preços de um pi4 com 4GB de RAM mais um sd de 64 Vs um n4000 com 8 GB RAM (16 será o ideal para ter mais VMs) e um disco de 256… a diferença poderá rondar os 60€. Contudo, a performance, capacidade e versatilidade será muitas vezes superior por um acréscimo de ~ 1/3 do investimento. Em termos de consumos energéticos, não será expectável grandes surpresas de diferença visto o tdp de um celeron é muito baixo (~10w). Se procurares aqui no fórum tens muita informação sobre este tipo de equipamentos e instalação… dificilmente, vais ter um utilizador que se tivessem optado de início sobre esta solução não tinham passado pelo rpi :smirk: . Certo @j_assuncao , @Encarnacao , @jpm , @miruim ,…?!

(jpm) #9

rpi+sd card (dedicado HA)
rpi+ssd (dedicado HA)
nuc: "ligeiramente mais pontente do que o luis sugere mas a correr muito mais coisas)
ainda ha o nivel acima que é quem tenha cluster’s de alta disponibilidade :smile:

Diria que é uma evolução natura para quem está nisto para ficar e não apenas em testes.

(Luís Miguel Andrade) #10

@goncalopacheco tal como o @jpm referiu… existe um percurso que já foi feito por muitos de nós.

O NUC acredito ser o meio termo, para quem está certo que quer o HA . Será, garantidamente, uma boa solução para um principiante, que rapidamente irá procurar outras soluções diferentes do pi… e um “entusiasta” que procura só provar que é possível uma solução altamente robusta como um cluster :nerd_face:

(Gonçalo Pacheco) #11

Certo.

Estou a procurar ler o que anda no forum sobre o assunto…

Factores a ter em conta:

• Não tenho nem uma nem outra solução, será sempre um investimento inicial (e aqui pende para o lado do NUC, pois não estaria a investir em algo para um dia trocar)

• A casa é alugada e não está “preparada” para domotica, pelo que nunca será um projecto muito profundo, mas sim coisas relativamente básicas. ( e aqui parece que com o NUC estou a usar um canhão para matar uma mosca)

Muita leitura pela frente.

Obrigado a todos,
Gonçalo Pacheco

(Luís Miguel Andrade) #12

O NUC, para além da VM do HA, poderá ser utilizado para muitas outros serviços de rede ( NAS, media server, download, cloud pessoal, gravador de tv, voip e iptv server,…) e até ser reutilizado, mais tarde, para retro gaming, media center, pc, …

A parte de expansão (aumentar a RAM e armazenamento) poderá ser também uma mais valia.

Caso comeces a utilizar mais addons (grafana, influx, plex,… ) a carga no equipamento vai ser notória.

Contudo, nesta matéria, não é possível dizer da nossa parte qual será a tua melhor opção. Sempre depende da necessidade individual, prespectiva de futuro e disponibilidade orçamental pessoal.

Se pretendes arrancar já com o mínimo investimento possível, o rpi resolve, … ou, até melhor, um portátil antigo que esteja encostado … mas, tal como disse inicialmente, um acréscimo no investimento, resulta num ganho exponencialmente superior, com praticamente o mesmo impacto financeiro nos consumos energéticos.

(Jorge Assunção) #13

Tudo depende de qual a tua expectativa de futuro. Aconselho a usar um portátil antigo com Ubuntassio agora de inicio.

A decisão posterior entre a compra de um Rpi ou de um NUC terá a ver, na minha opinião, com o se queres usar a domótica de um modo básico e ligar/desligar luzes, integrar tecnologias diferentes, etc (opção Rpi) ou se queres transformar a casa numa casa inteligente e apagar luzes quando não está ninguém em casa, ligar a climatização quando estás a chegar a casa, sugestão da hora a que sais de casa em função do transito e muito mais (opção NUC).

Mas tudo depende do teu orçamento e expectativas.

P.S.: Existem várias pessoas com NUC como solução e moram em casa alugadas. O mais importante é a tua opção por que tipo de dispositivos a utilizar.

(Nuno Neves) #14

Tudo o que o @j_assuncao descreveu para o NUC é perfeitamente passível de fazer no rpi, sem qualquer tipo de lag, na minha opinião… A vantagem do NUC virá mais do facto de o rpi usar um cartão SD, com os (grandes) problemas que isso traz e da rapidez com que consegues fazer testes e reverter eventuais asneiras… Além de que se quiseres câmaras, esquece o rpi…
Mas lá está, cada caso é um caso. Por exemplo, eu uso uma box (ex)android com software modificado e não podia estar mais satisfeito! :wink:

(Jorge Assunção) dividir este tópico #15

9 posts were split to a new topic: Problema na configuração de cameras