Problema a flashar de uma pen ZigBee

(Bruno Santos) #1

Boa noite,

Estou a tentar flashar uma pen Zigbee, estou a seguir um video tutorial do youtube do Bruno Horta, mas quando faço :

sudo ./cc-tool -e -w ~/Z-Stack-firmware/coordinator/CC2531/bin/CC2531ZNP-Prod.hex

Tenho o erro :

CC Debugger device not found

Mas fiz tudo como explica no vídeo…
Obrigado desde já por qualquer ajuda.

(Jorge Assunção) #2

Que debbuger é esse? E já fizeste essa pergunta no Facebook do Movimento Maker?

(Tiago Marques) #3

Nunca fiz isso assim. Só com o software de Windows para flashar. Escolher o firmware, e carregar em flash. Parece-me mais simples se tiveres essa possibilidade.

Não sei que ccdebugger é esse, mas se for um knock off chinês do original isso deve ter um led vermelho/verde e um botão de reset. Tens de carregar no reset para o led ficar verde. Outra nota, tanto o debugger como o cc2531 tem de estar ligados no usb, senão não funciona

(Bruno Santos) #4

Viva!

É este : https://www.ebay.com/itm/Zigbee-Emulator-Debugger-Programmer-Support-CC2430-CC2530-CC2531-CC2540/302465115154?ssPageName=STRK:MEBIDX:IT&_trksid=p2060353.m2749.l2649

Recomendado no video do @brunohorta : https://www.youtube.com/watch?v=yTHN5QGDDYY

Mas não me está a correr bem…

(Bruno Santos) #5

Hoje ainda tentei com windows, mas também não me safei… acho que terá a ver com o debbuger chinês…

Eu como estou habituado a mac, e sou designer estas coisas de linux e código sou noob…

Já testei carregar no led botão do debbuger, mas nada muda :confused:

(Jorge Assunção) #6

E tens o CC2531 e o debugger ligados ao USB?

(Bruno Santos) #7

Sim, um em cada porta…
Segui o video direitinho, mas algo não está bem…

(Jorge Assunção) #8

E qual é o software que estás a usar?

(Bruno Santos) #9

Estou a programar através do Terminal no Raspberrypi

(Jorge Assunção) #10

Usa Windows e o programa SmartRF Flash Programmer da Texas Instruments.

(Bruno Santos) #11

Resolvido! O Bruno Horta ajudou no facebook!
Era o cabo… Só passava alimentação, não dados…
Desculpem tomar o vosso tempo, Obrigado!

(Diogo) #12

Boa tarde a todos,

@j_assuncao , sou novo por aqui e precisava de ajuda para flashar o CC2531, pensei que tinha tudo o que era necessário e quando fui começar o tutorial percebi que me faltava o debugger, num outro post, aparecias referenciado como a pessoa certa a falar caso precisássemos de flashar o CC2531 e não tivéssemos o debugger na zona de Sintra.

eu sou de Mem Martins, terias disponibilidade para me ajudar?

Obrigado.

(Jorge Assunção) #13

Sim, sem problema. Combinamos isso por MP

(Bruno Santos) #14

Viva Diogo, vê no Grupo do Facebook do Movimento Maker Portugal, há pessoal da tua zona (quanto mais não seja Lisboa), que se disponibiliza para a flashar.

Há la um tópico sobre isso.

(Tiago Marques) #15

@Bruno_Santos aqui também tens. Está no tópico do CC2531

(Bruno Santos) #16

Ok Obrigado, excelente! Não sabia…

(Bruno Santos) #17

Uma ajuda p.f.

É só a mim, que após fazer um restart no HA, tenho que ir aos sensores Aqara carregar 1x no botão para ele sincronizar?

Obrigado

(Rodolfo) #18

@Bruno_Santos quando falas em sincronizar estas a falar exactamente do que? e quais os sensores que falas?

(Bruno Santos) #19

Desculpa, sou novato…

Refiro-me ao sensor Aqara WSDCGQ11LM .
Quando faço um update por exemplo e faço restart, as bolinhas da temperratura, humidade e pressão atm. aparecem ( - ) ( - ) ( - )

Tenho que ir aos sensores (um a um), clicar no botão…

(Rodolfo) #20

Eu não tenho esse sensor mas se usas Hassio exprimenta ir a pasta share/zigbee2mqtt abre o ficheiro configuration.yaml e coloca o retain a true desse sensor.

ps: não sei se irá resolver expriementa

Depois dessa alteração reincia o HA duas vezes, uma para ela assumir essa alteração e a outra para verificar se está ok