Quais os equipamentos a comprar?

(Xico Amaral) #1

Boas,

Mais uma vez ando aqui às aranhas…Já tenho o meu sistema a funcionar razoavelmente bem, agora para continuar cheguei à parte das tomadas…que tomadas comprar? Os unicos requisitos que estou interessado é ser bonita/agradavel ao olho (excluo logo tomadas genero sonoff S20) e power meter.

Tenho visto umas da neocool cam 16A 3680W (para o que preciso é mais que suficiente) e umas da blitzwolf SHP2 tambem com as mesmas caracteristricas. Vi que as da Blitzwolf talvez sejam mais faceis de colocar tuya ou tasmota, não sei se o mesmo pode ser feito nas neocool cam, alguem tem ideia? existe mais alguma tomada deste genero no mercado? os valores destas andam à volta de 12/13€ (vindo da china claro).

Outra grande dúvida que tenho e na aquisição de fitas led. Como posso saber se integram com o HA? qual a grande vantagem entre RGB/RGBW/RGBWW? sem que está relacionado com o branco ou com o branco quente… Agora do que entendo as fitas leds tem 3 componentes, a fita, o conversor e o transformador. Se o conversor for compativel com HA (por exemplo os do IKEA) posso colocar qualquer fita e controlar no HA?

(Nuno Neves) #2

As melhores tomadas com medição, na minha opinião, são as blitzwolf bw-shp6… As shp2 também são boas, mas bastante maiores. As coolcam, tens 2 versões, a mais habitual não tem power meter…
Para flashar, como são tuya, tens sempre a opção de fazer OTA usando o tuya-convert…
No caso das neo coolcam não aconselho a fazer por fios, porque são difíceis… As outras são mais fáceis, mas OTA, se conseguires é o ideal…

(Luís Miguel Andrade) #3

@xicoamaral

As fitas Leds podem ser controladas de diversas formas, sendo o mais comum:

• Wifi, com controladores do tipo shelly, magichome, h801,…
  • Zigbee, com controladores da Philips, IKEA,…

O tipo de fita depende do controlador e vice versa.

O mais comum e económico são fitas de 12vdc com o controlador magichome e transformador de 12vdc.

As fitas variam entre voltagem (…, 5v, 12v, 24v,…), tipo de controlo (individualmente endereçadas por led ou toda a fita), quantidade de Leds, tipo de Leds,…

A diferença de RGB para os com/só W e WW é teres na fita Leds que fazem brancos em vez de misturar cores para tentar dar brancos.

No caso do ikea creio que estás a referir ao transformador e controlador zigbee de 24vdc. Neste caso podes emparelhar o controlador com uma bridge compatível (ikea, Philips,…) e depois a bridge com o HA, ficando com uma entidade para esse controlador disponível com as funções desse equipamento.

(Xico Amaral) #4

Ok, do que estive a ver magichome e h801(?) envolve soldaduras…algo que nao me assiste, sobra a solução da shelly o RGBW2 controller, custos por alto sao os 18€ do shelly + transformador 220 para 12/24v + fita de led compativel.

Parece-me bem mais caro que uma solução do genero BlitzWolf® BW-LT11 que já tras tudo incluindo 2M de fita por 16€…

Caso opte pela solução Zigbee, por exemplo do IKEA

Consigo integrar isto no ST da samsung? (os leds gu10 que tenho do ikea estao integrados desta maneira…)

@Maddoctor Obrigado, andei a procura da shp6 mas estão esgotadas em todo o lado, devo optar pelas neocool cam 16A e com power meter, estão a 12€ na china.

(Luís Miguel Andrade) #5

Os controladores MagicHome e H801 rondam os 10€ e tens de adicionar um transformador( ~10€ depende da potência da saída) e fita (depende do tipo e dimensão). No caso do MagicHome não tens de soldar nada, só utilizar conectores. No H801 também não é necessário. A vantagem do MagicHome é ser económico, muito pequeno, pode incluir comando IR e tens integração direta no HA.

No caso do transformador do IKEA integrar com o ST da Samsung não sei. Talvez o @RodolfoVieira ou o @j_assuncao possam responder a essa tua questão para ficares devidamente esclarecido.

(Xico Amaral) #6

Boa, vou optar então pelo Magic Home RGBW + Fita LED RGBW, o transformador é que está mais dificil de encontrar…

(Luís Miguel Andrade) #7

Qualquer transformador de 12vdc com amperes suficiente para a fita que pretendes serve… só tens de ter atenção ao conector se não pretenderes cortar e meter outro. Por norma, não é necessário, os conectores para 12vdc costumam ser todos iguais.