Topico MQTT alterado, swicth deixou de funcionar

(Bruno Santos) #1

Olá !

Alterei um shelly (substituido por outro) e alterei o MQTT topic. Já alterei a configuração do HA e reiniciei-o mas o switch deixou de funcionar…

O que é preciso altrerar mais para que ele reconheça o novo MQTT topic ?

(Jorge Assunção) #2

Se estiver tudo bem configurado devia estar a funcionar. Coloca aqui o tópico antigo, o tópico novo e a tua configuração do HA para esse Shelly.

(Bruno Santos) #3

Ora aqui está a atual:

# Shelly v2.5 Garagem #1
- platform: mqtt
  name: "shelly_garagem_1"
  state_topic: "shellies/shellyLuzesGaragem/relay/0"
  command_topic: "shellies/shellyLuzesGaragem/relay/0/command"
  payload_on: "on"
  payload_off: "off"
  retain: false

# Shelly v2.5 Garagem #2
  name: "shelly_garagem_2"
  state_topic: "shellies/shellyLuzesGaragem/relay/1"
  command_topic: "shellies/shellyLuzesGaragem/relay/1/command"

A anterior:

# Shelly v2.5 Garagem #1
  name: "shelly_garagem_1"
  state_topic: "shellies/shellyswitch25-BA8525/relay/0"
  command_topic: "shellies/shellyswitch25-BA8525/relay/0/command"

# Shelly v2.5 Garagem #2
  name: "shelly_garagem_2"
  state_topic: "shellies/shellyswitch25-BA8525/relay/1"
  command_topic: "shellies/shellyswitch25-BA8525/relay/1/command"

Não entendo porque não funciona. Tento ativar o switch, mas ele ao final de segundos, volta novamente a ficar desligado… e a luz não acende, claro…

Configuração do shelly (IP removido)

(Tiago Marques) #4

Vê no mqttfx se os tópicos novos existem

(Jorge Assunção) #5

@feiticeir0 quando publicares código ou logs deves sublinhar o texto que queres transformar em código e clicar no icone </>. Deverá existir um espaço antes e outro depois do bloco de código para que funcione correctamente. O código em Yaml é muito sensível aos espaçamentos e sem o código devidamente formatado não te poderemos ajudar. E nos logs há pormenores que só devidamente formatados se conseguem ver. Além disso, existem regras no fórum que devem ser cumpridas e que podes ler nos nossos Termos do Serviço/Regras e na FAQ .

Vê um exemplo:

(Bruno Santos) #6

Isso é mudar o ip do servidor de mqtt no shelly certo ? Em vez de ir para o HA, enviar para um servidor à parte (tenho o mosquitto no meu PC) e ver lá as mensagens ativando o interruptor por exemplo e ver se ele envia a mensagem ?
É que eu tenho alguma dificuldade em fazer debug do mqtt no HA… Não faço ideia onde posso ir ver mais coisas, sem ser no log od mosquitto

(Bruno Santos) #7

As minhas desculpas, esqueci-me desse detalhe. Corrigido

(Jorge Assunção) #8

O que o @tmarquespt te disse foi para usares o MQTT.fx para analisares o tráfego.

Mas porque é não fazes da maneira mais simples que é colocar o mesmo tópico no novo que tinhas no antigo e mudares o tópico no antigo?

(Jorge Assunção) #9

@feiticeir0 não sei se reparaste mas não tens o endereço do broker de MQTT configurado no Shelly…

(Bruno Santos) #10

Foi removido antes de colocar aqui a imagem (está indicado) :slight_smile:

(Bruno Santos) #11

Ainda só não o fiz porque queria que o próprio tópico indicasse de onde vinha … Mas se não houver alternativa, lá terá que ser

(Jorge Assunção) #12

Então instala o MQTT.fx e vê se há comunicação entre o Shelly e o HA.

P.S.: Quando apagares dados pessoais de imagens é preferível fazer com uma cor diferente para se perceber que foi apagado, assim como está parece que não tem lá nada…

(André) #13

Viva,
O que tu estás a definir é o Will topic, não é o topic onde o shelly recebe comandos nem envio a estado (que tanto quanto sei não é editável).
Se voltares ao HA e alterares para os topicos antigos, deve funcionar tudo na mesma.

(Bruno Santos) #14

Se alterar para os antigos, funciona… A questão é que este shelly é outro, não é o mesmo que lá estava. Se for como dizes, tenho que alterar tudo, uma vez que os tópicos mantêm-se (e este shelly que coloquei estava noutro local).

Irei ver com o MQTTFX o que é que ele transmite e colocarei aqui depois se é isso mesmo.

Obrigado

(Bruno Santos) #15

Pelo que li na api da shelly, os topicos usam o device ID, que é unico e não se altera… É mesmo manter o device ID no topico e deverá funcionar… ! obrigado a todos

(Bruno Melo) #16

Não podes alterar o state_topic: "shellies/shellyLuzesGaragem/relay/1"
Tens de ver no shelly qual é. Se reparares no código antigo tens um código único do antigo shelly. É só trocar para o do novo shelly e deve de ficar a funcionar.

(Tiago Marques) #17

Mete tasmota, fazes o que queres (e coisas que ainda não sabes que precisas) :slightly_smiling_face:

(Bruno Santos) #18

Já coloquei a funcionar.
O tópico tem mesmo que ser o device id.

Obrigado a todos.

Vou experimentar colocar tasmota num dos outros e ver o que ele oferece.