VPN com addon Wireguard

O addon do WireGuard permite a instalação e configuração simples de uma VPN de forma a poderem aceder à vossa rede interna a partir do exterior.

1º Instalar Addon

image

image

2º Configuração do Addon

server:
  host: omeupato.duckdns.org  #podem inserir um dyndns ou o vosso IP externo. Tenham atenção que o ip externo pode alterar.
  addresses:
    - 10.10.10.1
  dns:
    - 1.1.1.1
    - 1.0.0.1
peers:
  - name: oteunome
    addresses:
      - 10.10.10.2
    allowed_ips: []
    client_allowed_ips:  #redes internas permitidas. Podem definir uma ou mais consoante o vosso cenário.
      - 10.10.10.0/24
      - 192.168.1.0/24
log_level: info

3º Redirecionar a porta 51820 em UDP para o ip interno do HASSIO

4º Configurar o acesso pelo telemóvel com QRCODE

Este passo simplifica muito a configuração uma vez que basta ler o qrcode com o telemóvel e a VPN fica configurada. Aconselho a que não copiem este ficheiro uma vez que qualquer pessoa que o tenha fica com acesso à vossa rede

Abrem o ficheiro qrcode.png que está no vosso HASSIO dentro da pasta \ssl\wireguard\oteunome

image

Podem usar este QRCode para fazer a configuração automática da aplicação Wireguard no Telemóvel.

Depois de instalar escolhem a opção ‘Create from QRCode’

e usam o QRCode gerado anteriormente.

image

Dão um nome à ligação (por exemplo omeutunel) e está feito
De seguida clicam no botão para iniciar a ligação e se tudo correr bem o túnel é estabelecido

image

image

5º Configurar acesso vpn pelo PC

Instalar a aplicação wireguard -> https://www.wireguard.com/install/

Abrem a APP do wireguard e escolhem Importar de ficheiro

e vão selecionar o ficheiro client.conf que está na pasta \ssl\wireguard\oteunome

De seguida clicam onde diz ‘ACTIVATE’ para ligar a VPN

image

NOTA: tanto o ficheiro client.conf como o qrcode permitem acesso à vossa rede. Aconselho a que não os mantenham no computador nem no telemóvel. Depois de usarem apaguem, ou façam a importação direta a partir da pasta do …\wireguard\hassio

2 Likes

Qual a melhor maneira de utilizar no host algo sem ser o nosso ip publico, visto que pode alterar?

O mais fácil é utilizar o addons duckdns com letsencrypt.
Os clientes da meo podem configurar na página de cliente um dyndns e usar esse sem ser necessária nenhuma configuração adicional dentro da rede

Afinal consegui com o meu router da TP-Link.

Tenho outra dúvida, não consigo aceder ao meu NAS pelo nome Qnap.local, tenho de alterar alguma coisa nas configuração para o fazer?

Qnap.local está num DNS interno? Se estiver altera os DNS no perfil do wireguard de 1.1.1.1 para o teu DNS
Se for NetBIOS não sei se tens sorte
Tens sempre a.opcao de aceder pelo IP dele

No limite, e como qnap.local não é acedido do exterior, podes colocar uma entrada IP.do.qn.ap qnap.local no hosts file do pc

Muito obrigado! Funcionou com o DNS actualizado.

Ficou tudo ok! :pray:

Muito bom